A visita

    Os textos sagrados deste domingo (Gênesis 18,1-10ª; Salmo 14(15); Colossenses 1,24-28; Lucas10, 38-42) refletem sobre a virtude da hospitalidade. Abraão acolhe calorosamente três homens que passavam pela frente da sua tenda. Prostra-se diante deles e os convida para um banquete. Na verdade, estava acolhendo os anjos que lhe confirmaram a promessa de ter um filho em breve. Lucas relata que Jesus é acolhido na casa das irmãs Marta e Maria e com elas estabelece um diálogo. Nos dois relatos, quem hospedou recebeu mais do que ofereceu aos hóspedes. Receberam a visita de Deus que não se caracteriza somente pela cortesia, mas faz desabrochar a vida. Sempre é uma visita fecunda.
    Jesus se apresentou na condição de “viajante”, “peregrino”. Vai encontrando as pessoas, se entretém com as massas, outras vezes dirige-se a indivíduos. Frequentemente Jesus aceita convites para fazer refeições na casa de amigos (Marta e Maria), de adversários (Simão, o fariseu), também toma a iniciativa de auto convidar-se (Zaqueu), faz refeição com publicanos e pecadores (Mateus). Em todas estas refeições desenvolvem-se diálogos muito fecundos, pois os outros comensais observam atentamente o que Jesus fazia e dizia.
    Jesus está em Betânia na casa de Marta e Maria, as irmãs de Lázaro que neste episódio não é mencionado. Uma família de amigos onde repousava e que também visitou por ocasião da morte de Lázaro. Recebido por Marta, porém quem o escuta é Maria que “sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra”. Marta preocupada em oferecer o melhor fica incomodada com a atitude da irmã – talvez também quisesse estar no lugar dela – e questiona Jesus.
    A resposta dada por Jesus é cheia de sabedoria: Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.
    Se faz necessário esquecer a casa de Marta e Maria e nos transpor ao tempo presente. Somos nós que temos a visita em casa. A figura de Marta retrata o nosso modo de vida: corremos de um lado para outro, agenda cheia de compromissos desde os profissionais aos sociais, corremos atrás de projetos e sonhos. E, quando nos encontramos, frequentemente, o celular comanda a convivência. Certamente, se Jesus avaliasse o nosso modo de hospitalidade diria também ‘Marta, Marta. Vocês se ocupam com tantas coisas e estão se perdendo em coisas secundárias. Esquecem de quem está na sua frente, tem dificuldades de escutar e de dar atenção. Querem estar próximos de quem está distante e se distanciam de quem está próximo’.
    A palavra de Cristo sobre o proceder de Marta não revela desprezo pela vida ativa, pelos muitos compromissos, por uma refeição abundante e bem preparada. É sim um alerta, uma provocação para não fazermos dos compromissos desculpas e relegar coisas de primeira importância para um segundo plano.
    O conselho que Jesus dá é escolher “a coisa necessária”. O que seria isto? É o que Maria escolheu: escutar a Palavra de Jesus. Escolheu Jesus que estava na sua frente. Para o cristão a chamada exigente da escuta da palavra deve preceder, alimentar e sustentar cada escolha religiosa e humana. É uma atitude de discípulo que escuta, aprende e deste modo torna fecundos os tempos, os espaços e todos os esforços humanos.

    Artigo anteriorConsistência em Cristo, sim!
    Próximo artigoNossa Senhora do Carmo
    Arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Webber ingressou em 1976 no Seminário Menor São João Vianney. Foi ordenado diácono em 17 de junho de 1990 e presbítero no dia 05 de janeiro de 1991, e bispo, em 15 de maio de 2009, para a prelazia de Cristalândia no Tocantins. Possui pós-graduação em Psicopedagogia e mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, dom Rodolfo Weber foi eleito secretário do regional Centro-Oeste.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here