No Brasil, as influências portuguesas trouxeram as festas juninas como homenagem a três santos católicos: São João, Santo Antônio e São Pedro.
É justamente na época de festas juninas que a canjica, o bolo de milho, os caldos, o arroz carreteiro e a pamonha se transformam no prato principal para muita gente. Até o cachorro-quente, lanche comum no dia a dia, ganha um gosto especial. E, quando se fala em eventos com boas comidas, é impossível não lembrar das tradicionais festas de igreja, afinal as comemorações juninas surgiram com motivos religiosos.
A tradição de eventos no mês de junho era uma festa pagã em comemoração à fertilidade da terra e boa colheita, principalmente do milho.Os portuguesas trouxeram como homenagem a três santos católicos: São João (dia 24), Santo Antônio (hoje) e São Pedro (dia 29). Os motivos se misturaram e transformaram os eventos em grandes festas religiosas, com abundância de comidas feitas do milho, como pamonha, pipoca, canjica e bolo.
Em família e entre amigos.
Uma característica marcante das festas de igreja é que elas são feitas para toda a família e promove a fraternidade entre os amigos. É comum ver crianças brincando com bombinhas e se lambuzando com as comidas, assim como jovens, adultos e idosos.Em um mundo aonde a tendencia é isolamento do individuo, esses festejos fazem muito bem aos participantes e a sociedade.
2º Arraial da Catedral no Centro do Rio de Janeiro nos dias 22/23 e 24 de Junho.
Depois do grande sucesso em sua primeira edição ano passado, acontece no próximo fim de semana o ” 2º Arraial da Catedral” no estacionamento da Catedral de São Sebastião que fica no Centro do Rio de Janeiro. Haverá food trucks, bikes, barraca e muito mais,na programação também terá: Quadrilha, Trio de Forró, banda Festa, DJ Marcinho, Banda Radial 80 e um espaço Kids para as crianças. Veja no vídeo o convite do Pároco da Catedral, o Cônego Cláudio Santos.
Entrada: Franca Datas: 22/06 (sexta) 15h às 24h, 23/06 (sáb) 15h às 24h, 24/06 (dom) 12h às 22h
Link do evento nas Redes Sociais: https://www.facebook.com/events/455435911581958/
Local: Estacionamento da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Endereço: Avenida República do Chile,245 Centro – Rio de Janeiro
Fonte: Anderson Serra