A reflexão sobre o significado e a simbologia da coroa do advento

     Como o primeiro anúncio do Natal do Senhor. (inspirado na reflexão da CNBB).

    Ela é um símbolo cristão que, durante as quatro semanas do advento, quer proporcionar, espiritualmente, os homens para o nascimento de Cristo, ou seja, a chegada do Natal. Os cristãos dos primeiros tempos, conseguiram cristianizar a festa do “rei sol” pagão, afirmando que o verdadeiro “rei sol’ era Cristo Jesus, a luz do mundo. Hoje, parece que o mundo queira, novamente, “repaganizar” os grandes acontecimentos cristãos: “Natal e Páscoa”. Qual é nossa preparação para o Natal? O que vimos e ouvimos ao nosso redor? Os meios de comunicação, hodiernos, falam de “panetone”, “papai Noel”, “ceia e árvore de Natal”, “presépio”, etc. Proporcionam festas, mas, às vezes, esquecem do verdadeiro “presente”, Cristo. Cantam “noite feliz”, mas o coração, nem sempre, está feliz. Não poucos, perderam o sentido da vida, outros caíram nas drogas. Lá, onde, Jesus outrora falava do amor e da paz, hoje há tristezas, guerras e mortes. Em outros lugares haverá jantares “supimpas”, regados por bons vinhos. Os cânticos natalinos, quando cantados, não somente musicalmente, mas também, existencialmente, são desafinados. Muitos “Josés e Marias”, estão separados; e os “Jesuzinhos” desamparados, ou até abandonados, quando não, são mortos (neonatos, nascituros e abortados), às vezes, deveria cantar-se: “requiém”. É preciso recuperar plenamente a beleza do Natal.  Deus ainda tem a primeira e última palavra. É preciso ouvi-la. Vivê-la, como discípulos de Jesus.

    Coroa ou grinalda de advento? Ela é circular, de cor verde, e dura quatro semanas. Significam as quatro semanas da preparação ao Natal. É, ainda, composta de folhagens verdes, e sua forma circular, representa a eternidade: a cor verde, significa esperança e vida. É entrelaçada com fita vermelha, símbolo do amor de Jesus por nós, bem como, também, do nosso amor a Jesus, esperando, ansiosamente, o nascimento do Filho de Deus. 1- Velas são quatro. Representam os quatro domingos de preparação ao Natal. A luz das mesmas representa nossa fé, que leva à oração. Lembram, outrossim, as quatro manifestações de Cristo. A primeira: encarnação de Jesus histórico. Segunda: Jesus nos pobres e necessitados. Terceira: Jesus nos sacramentos. Quarta: parusia, segunda vinda de Jesus. As velas são de cores diferentes (roxa, verde, vermelha e branca). Não é o mais importante. O que deve acontecer é a redescoberta de Jesus, luz do mundo, vida para a nossa existência e solução para nossos problemas. É preciso voltar a Cristo, a partir dos símbolos, e não permanecer neles. Alguns, hoje, colocam fielmente, as figuras dos animais no presépio, mas já esqueceram o principal, que é Jesus Cristo, o Salvador, dom do Pai a todos.

    Durante a noite de Natal, os pais poderiam reunir, junto ao presépio, seus filhos, para um louvor a Deus de gratidão pela vida. A oração pode ser realizada, tanto pelo pai, quanto pela mãe. Também, os filhos deveriam intervir… Depois, nada impede que haja um “copinho” de bebida adequada. Assim, desejo um feliz e santo natal; e que o ano de 2024 possa ser vindouro para todos(as).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here