A Paz de Deus

    Uma das grandes características da paz de Deus é que podemos tê-la no interior, guardando o coração e a mente, mesmo que estejamos no meio de circunstâncias adversas. A principal característica da paz de Deus é a felicidade para sempre, que tem como fundamento a maravilhosa graça.  Jesus Cristo adverte que no mundo teremos tribulações, mas também promete que podemos ter paz e bom ânimo, pois ele venceu o mundo (Jo 16, 33). São Paulo Apóstolo, justamente quando escreveu a respeito da “paz de Deus que ultrapassa todo entendimento”, estava ele mesmo na prisão, sem saber se iria morrer ou viver (Fl 1,12. 21).
    No entanto, foi capaz de testemunhar da paz de Deus (Fl 4,9-13). Por isso, prometeu que seus leitores também poderiam experimentar essa paz ainda que vivessem “no meio de uma geração perversa e corrupta” (Fl 2,15) e enfrentassem sofrimento e conflito (Fl 1,28-30). Tal paz é obviamente sobrenatural – é a “gloriosa paz de Deus”. Jesus a descreveu para seus discípulos quando ficaram perturbados por saber que ele em breve iria embora: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”  (Jo 14,27). O Senhor é “o Senhor da paz” e “o Deus da paz” que é poderoso para nos dar a paz continuamente em qualquer circunstância (2 Ts 3,16; Rm 16.20). Ele nos abençoa com a paz (Sl 29,11), fala de paz (Sl 85, 8), estende a paz como um rio (Is 66,12), revela abundância de paz (Jr 33, 6), capacita-nos a deitar em paz e logo pegar no sono (Sl 4,8). A sua paz é profunda e permanente e vem por meio da presença e do ministério do seu Divino Espírito na nossa vida (Jo 6,17; Rm 8,6; 14,17; Gl 5,22).

    Oração e Paz

    Nosso Senhor Jesus Cristo ensina que não ganhamos nada com a ansiedade (Mt 6, 27), mas que, pelo contrário, ela nos sufoca e asfixia o crescimento espiritual (Lc 8,14; cf. 21,34). Ele disse para Marta: “Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas”, ao contrario de Maria que havia escolhido a boa parte (veja: Lc 10,38-42). “A ansiedade no coração do homem o abate…” (Pr 12,25).
    Não nos admiremos, pois, de que Deus nos advirta: “não andeis ansiosos por coisa alguma”(Fl 4,6). Ele não quer que sejamos consumidos pela ansiedade; pelo contrário, deseja que nossa vida seja cheia da paz e de confiança Nele, a paz que excede todo o entendimento (Fl 4,7).
    A chave para sair da ansiedade e entrar na paz de Deus é a oração: “… em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fl 4,6). Observe que  deve ser uma oração totalmente inclusiva: “… em tudo”. Não devemos andar ansiosos por coisa alguma; ao mesmo tempo, devemos tornar nossas petições conhecidas diante de Deus em tudo. Por meio da oração e da súplica, adoramos o Senhor e expressamos a nossa esperança, nossa confiança e nossa total dependência dele. Escreve o reverendo Rich Carmicheal: “Na oração, transferimos o fardo dos nossos ombros para Deus, lançando sobre ele toda a nossa ansiedade porque tem cuidado de nós (1 Pe 5,7; Sl 55,22)”.
    O ser humano está em constante busca de um sentido para sua vida. É isso que faz com que cada pessoa possa orientá-la suas forças e, direção de algo muito salutar e duradouro para sua vida.  A nossa realização e a nossa verdadeira paz só pode ser encontrada de fato e de verdade em Deus. Deus é amor, Deus é paz e Deus é vida abundante, daí, o nosso fundamento de fé, alegria, serenidade e salvação.