AOração do Bom Humor de São Tomás More mostra a simpatia e inteligência deste grande mártir inglês. Durante um encontro com 107 comediantes, o Papa Francisco partilhou que recita a famosa oração há “quarenta anos”. “É uma graça que peço todos os dias”, insistiu, exortando os comediantes a aprenderem esta oração.
No entanto, esta não é a primeira vez que o Papa Francisco confessa rezar esta oração regularmente. Em dezembro de 2014 ele compartilhou com a Cúria Romana que todos os dias ele reza esta oração de Thomas More que compartilhamos com vocês abaixo:
Oração para bom humor
Concede-me, Senhor, uma boa digestão,
e também algo para digerir.
Conceda-me saúde do corpo,
com o bom humor necessário para mantê-lo.
Dá-me, Senhor, uma alma santa que saiba aproveitar
o que é bom e puro, para que ele não tenha medo de
pecado, mas encontre uma maneira de colocar
as coisas de volta em ordem.
Conceda-me uma alma que não conheça o tédio,
os murmúrios, os suspiros e as lamentações e não
permita-me sofrer excessivamente por isso ser assim
dominante que se chama: ME.
Dá-me, Senhor, o senso de humor.
Conceda-me a graça de entender as piadas,
para que você conheça um pouco de alegria na vida e
pode comunicá-lo a outros.
Amém
Thomas More, um homem de consciência
O autor da oração do bom humor, São Tomás More, era uma personalidade e tanto na Inglaterra do século XVI. Ele era casado, tinha quatro filhos e era chanceler do reino de Henrique VIII.
A razão, a integridade e a fé foram grandes aliadas de São Tomás More para permanecer fiel à sua consciência. E, como ele mesmo reconheceu, a Eucaristia foi também uma fonte de força ao longo da sua vida:
“Se me distraio, a Eucaristia ajuda-me a recompor-me. Se todos os dias surgem oportunidades para ofender o meu Deus, fortaleço-me todos os dias para a luta com a recepção da Eucaristia. obrigações “Eu me aproximo de meu Senhor e busco seu conselho e sua luz.”