A Missa realmente tem um fim?

A Missa parece longa e na realidade é interminável porque se trata de viver sem cessar o corpo de Cristo e de anunciar o mistério da salvação

Quem sabe deve ter percebido que a Missa da Quinta-feira Santa não termina realmente. A Igreja recorda a Última Ceia, última refeição de Cristo com os seus apóstolos e prenúncio do sacrifício da Cruz vivido no sacramento da Eucaristia.

A missa começa, mas termina?

Mas depois de comungar e fazer a última oração, toda a congregação segue em procissão o sacerdote que carrega um cibório cheio de hóstias consagradas, que não é outro senão Cristo, a quem os apóstolos acompanharam ao Getsêmani para vigiar, rezar e não cair em tentação.

A Missa que inaugura todas as outras não termina com a habitual bênção e envio: “Ide na paz de Cristo”. Não será simplesmente porque a liturgia eucarística não tem fim?

Ritualmente, a coisa é ouvida, começa e termina com fórmulas codificadas. Espiritualmente, é a vida ordinária do discípulo de Jesus que quer fazer da sua vida uma “oferta eterna”, um dom total que responde ao de Cristo na Cruz.

Vá na paz de Cristo

Este é o sentido da última fórmula da Eucaristia: “Ide na paz de Cristo”. Mas a fórmula latina é ainda mais explícita: “ Ite, missa est ”. O diácono que pronuncia esta fórmula diz literalmente: “Vá, você foi enviado”.

Como leitores dos Evangelhos, os fiéis ouvem aqui o que Jesus disse aos discípulos ao subir ao céu no dia da Ascensão: “Ide por todo o mundo. Anunciai o Evangelho a toda a criação”. ( Marcos 16:15 ). No final da Missa, é hora de todos partirem novamente, alegres e missionários.

Para que este sacramento seja verdadeiramente a «fonte da qual brota toda a virtude» da existência (cf. Sacrosanctum concilium, § 10 ).

Sacramento da caridade

Além disso, a Missa é o “sacramento da caridade” (título de uma bela exortação de Bento XVI publicada em 2007, Sacramentum caritatis ). A leitura do lava-pés na Quinta-feira Santa é uma ilustração disso. O próprio Jesus mostra como cada ato de amor é um reflexo da Eucaristia.

Um sacramento é um ato visível que manifesta uma realidade invisível. Portanto, cada ato de caridade para com o próximo é ao mesmo tempo emanação e revelação do mistério de amor de Cristo que dá a vida. Servindo os irmãos, os fiéis continuam a obra da redenção, fazendo assim perdurar a Missa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here