A Loucura da Correria e a Serenidade da Alma

    Quanto custa o seu sossego,  sua tranquilidade, sua paz e sua qualidade de vida? Qual é valor da serenidade de sua alma?
    A obsessão pela atividade é uma loucura. A vida levada com muita preocupação e ocupação é uma violência, uma agressão ao estado da alma e uma atitude  grosseira e repugnante. É no ativismo exacerbado que está à ausência do equilíbrio, da moderação e da vida espiritual. A atividade incessante por demais exagerada leva ao esgotamento físico, mental e emocional. Quantas doenças que advém do pragmatismo, da velocidade dos afazeres, das tarefas impostas imperiosas, da ditadura das urgências, das máquinas dos poderosos capitalistas e da ganância ter, possuir e acumular muitas coisas. O resultado é estresse, esgotamento total, depressão, desconstrução de ideais, de amizades, romances, casamento e a perda de outras coisas e da própria vida. Para uma vida agitada, avexada, sem controle da sua ansiedade é uma cadeia infernal. A conexão do adventício com o interior tisnado resulta na tísica da alma. O esquema montado em nossa era é destruir o ser humano aos poucos e causando lucros grandiosos para a “Elite”, “Os Senhores do Poder”.
    Muitas pessoas são extremamente focadas em seus objetivos, sejam de carreira, numa prática esportiva, ou numa meta, como perder peso ou preparar a festa de casamento perfeita, a jornada de trabalho pesada, as muitas horas de treino, as dietas específicas e seguidas à risca que sinalizam  um exagero. Isso causa conflitos em várias modalidades da vida. Quem vive aceso e acelerado demais sem consciência do que isso pode causar, as consequências serão catastróficas.
    A  sociedade pós-moderna anda cada vez mais agitada, apressada e desrespeitosa. As próprias crianças vivem numa correria desenfreada tipo casa-escola-ginásio-casa, com múltiplas tarefas e enfrentando o trânsito caótico nas grandes cidades enquanto o pai ou a mãe desesperam ao volante.
    A simples vivência dos ruídos (nas escolas, nas fábricas, nos escritórios, nas ruas, etc.) expõe as pessoas a um estresse doentio que acabará em desgaste e desmotivação. As pessoas que falam muito contribuem também com esse mal.
    O Síndrome do Pensamento Acelerado descrito pelo Dr. Augusto Cury em algumas das suas obras (ex: Revolucione Sua Qualidade de Vida) é uma das consequências da vida agitada que levamos. Ele produz diversos sintomas como irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldades de concentração, défices de memória, fadiga, sono alterado, perturbações emocionais (flutuação do humor) e leva a uma ansiedade excessiva.
    Tem cura e libertação pra tudo isso? Claro que tem! Sentar e orar ao Divino Espírito Santo pedindo força e sabedoria para se organizar e administrar suas responsabilidades. Refletir sobre sua saúde e meditar para tomar posse das bênçãos de Deus e pela graça viver a gloriosa felicidade. Ter seu momento de oração, leitura sagrada e participar de retiros espirituais e beber da fonte monástica e eremítica.  A serenidade da alma deve ser à base de tudo.  Configurar sua  vida na riqueza do silêncio e na vivência da espiritualidade. Se deliciar da amizade do Anjo da Guarda (rezar sempre a o ração do Anjo da Guarda), buscar profundas experiências com Deus e caminhar na Boa Nova de Cristo.
    “O silêncio é como a espada na luta espiritual; a alma tagarela nunca atingirá a santidade. Essa espada do silêncio cortará tudo que queira apegar-se à alma. Somos sensíveis à fala e sendo sensíveis, logo queremos responder; não levamos em conta se é da vontade de Deus que falemos. A alma silenciosa é forte; nenhuma adversidade a prejudicará, se perseverar no silêncio. A alma recolhida é capaz da mais profunda união com Deus, ela vive quase sempre sob a inspiração do Espírito Santo. Deus opera sem obstáculo na alma silenciosa.”(Diário de Santa Faustina Kowalska, n°477).