A consistência é uma virtude que, se conseguirmos, nos permitirá atingir o nosso maior potencial, seja na vida cotidiana ou na vida espiritual.
Em artigo anterior, Aleteia compartilhou o que é a procrastinação e como vencê-la . Agora é a hora de colocar em prática a virtude da perseverança, que o ajudará a superar qualquer mau hábito e a trazer à tona a melhor versão de si mesmo; pois sem perseverança é impossível chegar ao topo.
Cada dia é um novo começo e uma oportunidade de superar nossas batalhas. Talvez você tenha decidido iniciar novos projetos ou estabelecer novas metas. Com o passar do tempo, começamos a achar complicado ou chato, deixando nossos objetivos de lado, por falta de consistência.
Podemos dizer que a perseverança é o que nos ajuda a alcançar qualquer uma das outras virtudes que podemos propor, pois um caminho sólido para o que queremos alcançar só se constrói com perseverança. Ao longo do caminho encontraremos dificuldades de todos os tipos, por exemplo: se o seu objetivo é ser pontual, talvez a sua primeira batalha do dia seja acordar na primeira vez que o alarme tocar.
É por isso que é importante ter um foco claro. O venerável Padre Tomás Morales afirma que “sem perseverança, os valores humanos atrofiam. “Eles não se desenvolvem, nem se naturalizam demais”.
Nunca se canse de sempre começar
Embora tenhamos vários contratempos – como cansaço ou frustração por não ver resultados logo – lembre-se do seguinte: uma gota que cai constantemente no mesmo lugar consegue perfurar a superfície. Essa é a maravilha de ser constante, pois a soma de todos os seus esforços se refletirá em um ótimo resultado.
Não se trata apenas de começar, mas também de terminá-las porque, por falta de motivação, costumamos mudar de atividade ou deixar aquele livro que estávamos lendo para começar outro.
Aproveite o processo
É mais fácil propor uma coisa de cada vez do que muitas ao mesmo tempo. Isso só lhe trará esgotamento mental, físico e emocional, além de falta de concentração, entre outras coisas.
Para F. Foch o segredo da vitória é querer poucas coisas ao mesmo tempo:
«Querer poucas coisas de cada vez, mas querer a qualquer preço; “Aí está o segredo da vitória.”
A paciência alcança tudo
Se quisermos perseverar em qualquer coisa que nos propomos para alcançar um bem maior, a paciência deve estar presente. Santa Teresa de Ávila diz: “a paciência tudo consegue, quem não tem nada falta a Deus, só Deus basta”.
Portanto, incluindo Deus em seus objetivos e projetos, Ele o ajudará a revelar a melhor versão de si mesmo que você busca se tornar.
Grandes pensadores, atletas, autores, entre muitos outros exemplos, conseguiram alcançar o sucesso graças à perseverança. Tal é o exemplo de Thomas Alva Edison, que aos oito anos teve que abandonar a escola porque os professores achavam que ele não era um bom aluno porque estava muito distraído; Hoje o reconhecemos como um dos inventores e cientistas mais importantes da história.