A Dimensão da Espiritualidade

    Espiritualidade pode ser compreendida na dimensão da interioridade humana em comunhão com o Ser Divino, via ensinamentos que traz consolo a alma e significado ao sentido da vida.

    Viver a espiritualidade é ser conduzido, dominado e educado pelo Espírito Santo. Essa ortodoxia prática de tal espiritualidade está conectada a uma experiência de comunhão profunda de Deus, no conhecimento do Evangelho de Jesus Cristo e na dimensão do amor, da misericórdia e da piedade.

    São Paulo Apóstolo descreve o homem espiritual como aquele que vive o projeto de Deus para sua vida: a entrega total! A espiritualidade verdadeira é aquela que diz sim ao Bom Deus com sua própria vida. É a graça e a fé que agem pelo amor (Gl 5,6), a partir de um encontro pessoal com Jesus Cristo e a união de vida com Ele e Seu Evangelho (Jo 15, 5).

    Os sete princípios da espiritualidade: o amor, a graça, a fé, a sinceridade, a busca de conhecimento, a humildade e a confiança. Esses princípios têm como fundamento a Santíssima Trindade e as Sagradas Escrituras.

    A espiritualidade é inerente ao ser humano, ela está ligada à necessidade humana que flui em prol do sentido da vida e transborda em transcendência.

    É por meio da espiritualidade que valores, sabedoria, vitalidade e crenças são edificantes, que a fé é fortalecida, que a autoconfiança é firmada, que a esperança é assegurada e apontam novos horizontes.

    A fluência da espiritualidade é progressiva da dimensão das leituras sagradas, oração, silêncio, meditação, adoração, louvor e deserto. Tudo isso solidifica a comunhão particular, eclesial, social e familiar. Fluindo caridade, empatia, justiça, liberdade, felicidade e a dignidade humana.

    A prática do bem-estar espiritual, advêm de uma espiritualidade sadia, equilibrada, fundamentada nas Sagradas Escrituras, na Sagrada Tradição e no Magistério Eclesiástico.

    A edificante espiritualidade caminha com a ciência e a religião, a fé e a razão, psicologia e a espiritualidade, sapiência, imanência e transcendência. Na completude ética, filosófica, psicanalítica, psicológica, e psiquiátrica em prol da saúde física, emocional, mental, social e espiritual. A dimensão da espiritualidade é a saúde integral do indivíduo.

    Requer impregnar em todos os seguimentos sociais a conexão dimensional da espiritualidade com fatores sociais, educacionais, políticos, econômicos, artísticos, culturais, esportivos e científicos. Tendo como centro das atenções o ser humano, a sua qualidade de vida, a dignidade humana e a saúde da alma.

    Na dimensão da espiritualidade, com a teofania e a epifania acontecem de forma imensurável. A simbiose da espiritualidade, da teofania e da epifania são manifestações de Deus em forma visível e captado pelos sentidos humanos. Segundo tal manifestação, tem de Deus a operação da razão e dos sentidos iluminados para o indivíduo ser tomado pela aceitabilidade teofânica. (Agindo Deus, quem o impedirá? Is 43,13).

    Expressando-se Pedro, disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se desejares, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”. Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela emanou uma voz dizendo: “Este é o meu Filho amado em quem me regozijo: a Ele atendei!” (Mt 17, 4.5). Era preciso armar tendas, de modo aquele momento não terminasse nunca. Armar três tendas é o falar de Deus, com Deus, que deixa sua marca no tempo, no espaço, na infinitude de nossa vida.

    “Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés” (Ex 33,9).  “Deus antigamente falava de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós fala por Jesus Cristo”. (Hb 1, 1). Esse falar se expressa na imensurável cristofania em sua dimensão da espiritualidade cristocêntrica.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here