“O que é bastante recente é o reconhecimento da comunidade científica sobre a intensidade e a permanência das mudanças alcançadas pela psicoterapia. Não se imaginava que o funcionamento do cérebro pudesse ser alterado tão dramaticamente pelo tratamento, e com benefícios tão duradouros”, diz o psicólogo e neurocientista Dr. Marco Montarroyos Callegaro.
“Dá para considerar a psicanálise como o berço de todo o campo terapêutico, pelo menos em relação à maioria das linhas de psicologia profunda”, diz o Dr. Franklin Goldgrub, professor de psicologia da Pontifícia Universidade Católica-PUC-SP.
“Há indícios de que as psicoterapias promovem o fortalecimento das funções executivas, ligadas ao córtex pré-frontal”. Em outras palavras, a terapia fez as pessoas pensar melhor, diz o Dr. Jesus Landeira-Fernandez, diretor do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Experimental da PUC-RJ.
Estudos mostram que as terapias inspiradas na psicanálise, são eficientes para tratar os males mentais e propicia a cura da alma. A neurociência confirma a tese do médico neurologista Dr. Sigmund Freud.
O neurologista e psicanalista sul-africano Dr. Mark Solms, é um especialista na conexão entre a psicanálise e a neurociência. O neurologista indiano Dr. Vilayanur Ramachandran, diretor do Centro para o Cérebro e Cognição da Universidade da Califórnia, em San Diego, é outro estudioso da aproximação entre psicanálise e neurociência.
A neurociência começou a se interessar por alguns dos conceitos fundamentais da psicanálise, como o inconsciente. Hoje, já se sabe que a maioria das nossas decisões e ações acontece, primeiro, nessa parte oculta da mente; só alguns milésimos de segundos depois é que tomamos consciência delas. Ou seja, o inconsciente já sabe o que você vai dizer antes mesmo de você pensar que quer dizer alguma coisa, e até escolhe as palavras para você.
“Mais que qualquer teoria específica, o legado do médico Dr. Sigmund Freud é uma apreciação da riqueza e da complexidade da mente, do fato de que as coisas têm significados para além do que se pode ver na superfície”, diz o Dr. Jonathan Shedler, psicólogo americano e professor de psiquiatria da Universidade do Colorado (EUA). Seu artigo The Efficacy of Psychodynamic Psychotherapy, ganhou aclamação mundial por estabelecer firmemente a terapia psicanalítica como um tratamento baseado em evidências. Ele tem mais de 25 anos de experiência, ensinando e supervisionando psicólogos, psiquiatras e psicanalistas.
A pessoa se acostuma com os maus hábitos. Um amor doentio, uma relação doentia, um trabalho doentio e uma amizade doentia. Com tais costumes doentios, de tão mentiroso, passa acreditar na própria mentira, fala demais, maledicente, perde a vergonha de ser mau-caráter, difama a honestidade do outro e tem resistência a terapia. Esse tipo de indivíduo é portador da anosognosia.
A terapia conduz o indivíduo das incertezas a assertividade. Das crises existenciais ao sentido da vida. Da libertação dos traumas ao bem-estar físico, emocional, mental, social e espiritual. Proporciona o autoconhecimento e faz fluir novos horizontes. A alma é o centro da saúde integral. A cura da alma é a “porta de entrada” para todas as outras curas. A saúde da alma faz blindar contra os traumas, a escravidão dos vícios, da ansiedade, da depressão e do suicídio.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica
Fontes:
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.apa.org/pubs/journals/releases/amp-65-2-98.pdf
https://www.scielo.br/j/rprs/a/Mpwp6jH6qZWQ5XrN4cfKrFk/?lang=pt
https://super.abril.com.br/saude/psicologos-a-cura-pela-palavra
https://www.albi-psicologia.com/psicanalise.html
https://super.abril.com.br/saude/psicologos-a-cura-pela-palavra/
Freud, S. (2006). Sobre a psicoterapia. (V. Ribeiro, Trad.). Em J. Salomão (Org.), Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1905).