A certeza do seguimento

    O renomado escritor russo Liev Tolstoi (1828-1910) dizia: “Se um homem não tem fé, está na situação mais perigosa do mundo.” A Sagrada Escritura afirma que “sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hb 11, 6).
    “Para se tornar cristão ou se converter ao cristianismo,  deve-se estar bastante doente.” Com isso, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) queria desacreditar a fé cristã. Com toda a força do seu entendimento, lutou incansavelmente contra o cristianismo. Por ser exatamente uma declaração essencial do Evangelho, a afirmação acima é quase uma ironia divina: Jesus Cristo não veio para curar os sãos, mas veio para salvar os “doentes”, ou seja, os pecadores. O cristianismo não é algo para “nobres”, “os intelectuais”, “os poderosos” a fé em Cristo é o único caminho que Deus tem dado para a salvação dos pecadores perdidos, miseráveis arrependidos.
    O fato de Jesus Cristo ter Se preocupado com aqueles que viviam uma vida imoral perturbou os mentores religiosos da Sua época, que não reconheciam que Deus já havia julgado cada ser humano ao dizer no Salmo 14, 3: “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos, não há quem faça o bem, não há sequer um.” Os mais dispostos a admitir o julgamento de Deus eram justamente os que sofriam por causa de sua vida pecaminosa. Podiam encontrar perdão e salvação quando vinham a Jesus com a culpa que carregavam.
    Nietzsche zombou da verdade. Quando esteve “bastante doente” (para usar as próprias palavras dele), já não tinha possibilidade de abraçar a fé. No final de sua vida, se tornou demente. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6,7).
    A fé cristã não é uma adesão ao sistema religioso imperialista, e sim um amor, uma paixão pelo autor da nossa fé: Jesus Cristo. (Hb 12,2).
    Jesus sofreu toda forma de afronta e de sofrimento, seus seguidores tem a consciência que pela verdade, justiça e caridade passarão a mesma situação. Tudo pelo projeto do Reino de Deus, ou seja,  por um mundo justo de paz, de dignidade e de aceitação da fé e da graça de Cristo em prol da salvação das almas.
    Seguir Jesus é aceitar seu ensinamento de amor a Deus, amor ao próximo, cuidar da natureza, zelar pela comunidade e viver na esperança da glória eterna. Toda a nossa felicidade, o sentido da vida e a certeza da morada celestial se encontram no ressuscitado: Senhor Jesus Cristo.
    A certeza do seguimento é a posse da verdade que liberta o ser humano da ilusão do sistema mundano. O fundamento dessa certeza são: a graça, a fé, o amor e a esperança.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here