A Assunção da Virgem Maria: sua transição para o céu em corpo e alma

Tanto a Igreja do Oriente como a do Ocidente celebram este grande mistério da fé: Maria Santíssima foi elevada ao céu em corpo e alma.

AIgreja universal celebra com grande alegria o dogma da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria em corpo e alma ao céu, e na véspera, recorda a “Assunção” ou, o “Trânsito” desta vida para o céu, sem ter sofrido o dores de morte, como dizem alguns místicos, porque o anúncio do dogma não esclarece se Maria morreu ou adormeceu, apenas diz “o curso de sua vida terrena foi concluído”. No entanto, o que proclama é que ela foi elevada ao céu em corpo e alma para a glória celestial, e pela forma como é afirmado, entende-se que ela o fez sem que seu corpo sofresse corrupção.

Papa Pio XII proclama o dogma da Assunção

Este é o dogma estabelecido pelo Papa Pio

«Pronunciamos, declaramos e definimos como dogmas divinamente revelados; que a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, tendo completado o curso da sua vida terrena, foi assumida em corpo e alma à glória celestial.

Como todos os dogmas, é uma verdade que devemos acreditar, porque Deus quis que assim fosse. A maravilha do privilégio que Santa Maria teve deveu-se, sem dúvida, ao grande amor que seu Filho tinha por ela e à ausência do pecado original.

O trânsito de Maria para o céu

Depois de morrer, a tradição diz que ela passou três dias no túmulo e, no terceiro dia, foi elevada ao céu pelos anjos. 

Ana Catalina Emmerick diz que Maria Santíssima morreu de amor, extinguiu os olhos numa dormência ou trânsito e daí subiu ao céu. Em sua visão, ele narra que a viu entrar na Jerusalém celestial e chegar ao trono da Santíssima Trindade; Ali viu um grande número de almas, nas quais reconheceu São Joaquim e Santa Ana, São José, Santa Isabel, Zacarias e São João Baptista, que vieram ao encontro de Maria com respeitosa alegria; Ele continua dizendo que Ela voou entre eles até o trono de Deus e de seu Filho, fazendo brilhar a luz que vinha de suas feridas acima de tudo, recebeu-a com amor todo divino, presenteou-a com um cetro e mostrou-lhe o mundo aos seus pés.

Esta bela visão nos dá esperança para o que nos espera, se procurarmos viver de acordo com os mandamentos de Deus, amando e trabalhando, e – claro – rezando à Bem-Aventurada Virgem Maria para que interceda por nós e nos ajude a alcançar nosso destino final. seu lado, louvando a Deus eternamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here