Padre Alex Nogueira lança livro sobre a importância da oração diária
Padre Alex Nogueira é um comunicador católico e missionário digital reconhecido na Igreja. Autor do novo livro devocional, “Bom Dia, Meu Deus”, o sacerdote conversou com a gente sobre a inspiração para a obra, seu trabalho de evangelização nas mídias e como manter a determinação na vida de oração.
Olá, Padre, muito obrigado pela gentileza dessa conversa. Conta para a gente o que te inspirou a escrever o livro “Bom Dia, Meu Deus”?
Padre Alex Nogueira: Saudações a todos. É uma grande alegria termos recebido de Deus a missão de evangelizar. O que mais me inspirou a escrever o livro foi o fato de que, pelas redes sociais, nós já temos o programa “Manhã de Luz”, que é um programa objetivo para iniciar o dia, com meditação do evangelho e breve oração. A partir disso, muitas pessoas nos pediam a possibilidade de ter algo por escrito para que pudessem meditar. Por conta desse pedido, decidimos fazer este livro para acompanhar as meditações e orações matinais.
O livro é um devocional? Como ele funciona no dia a dia?
O livro é um manual de oração e meditação diário, sobretudo, para o ano de 2026. Ele possui uma página por dia, totalizando 365 meditações diárias. É datado, com uma imagem, uma passagem bíblica, o santo do dia, o evangelho do dia, e as reflexões.
Na página do dia temos perguntas com linhas para a pessoa fazer suas anotações da meditação. É uma forma de fazer uma espécie de pequeno diário, respondendo às perguntas, fruto da meditação.
Semanalmente, sempre aos domingos, há um QR Code disponível. Ao aproximar a câmera do celular, a pessoa é levada a um link de um vídeo privado no nosso canal do YouTube. Ali, eu apresento um resumo do que será a semana e dou uma bênção gravada para a pessoa se fortalecer e ser abençoada durante aquela semana.
Às vezes, o compromisso de oração é difícil. O senhor tem alguma dica para a gente conseguir ser fiel no exercício diário da oração?
Se eu quero fazer meditações diárias, a dica é: estabeleça a hora que você vai fazer na organização do seu dia e reserve este tempo. Nunca deixe para pensar: “ah, mais tarde eu faço”. Você precisa definir, colocar na agenda e cumprir. Se não definir o horário, o livro vai acabar ficando na estante, pegando poeira, e não vai gerar o fruto espiritual.
No cotidiano da correria, talvez nós acabamos reservando o pior horário ou nem tendo tempo para Deus. O meu apelo é que não deixemos Deus e nosso crescimento espiritual em segundo lugar. Vamos colocar tudo isso como prioridade, como o primeiro ponto da nossa agenda. Sejamos inteiramente de Deus




