Uma das marcas registradas da Igreja em mais de dois milênios de atuação no mundo é a confiança
Na última semana foi divulgada uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O intuito era verificar o grau de confiança da população nas instituições e trouxe um dado revelador sobre a Igreja.
Por meio de uma pesquisa de âmbito nacional, realizada em mais de 130 municípios de todas as regiões brasileiras, realizada no início de julho desse ano, se chegou a um resultado interessante.
Quando os mais de 2 mil entrevistados eram questionados sobre as instituições em que confiavam, 85% nomeavam a Igreja Católica. Sendo que 40% disse que confia muito, e 45% confia um pouco. [O dado é relativo, pois confiança é algo que se tem ou não, mas a pesquisa indica uma confiança maior ou menor].
Os que não confiam na Igreja são 13%. 2% não tinha informações suficientes e não quis responder; As Igrejas Evangélicas como um todo têm 77% de confiança, esse é o terceiro lugar na pesquisa; o segundo lugar é da Ordem dos Advogados dos do Brasil (OAB) com 83% de confiança.
A Igreja Católica tem uma presença muito ampla no Brasil. As mais de 12 mil paróquias são atendidas por mais de 21 mil padres. 27 mil freiras animam diversas instituições. A Igreja se faz presente em praticamente todos os municípios brasileiros em seus mais de 50 mil centros de atendimento pastoral. As escolas católicas são mais de 4 mil e os centros de assistência mais de 6 mil.