Experiência em realidade virtual ajuda jovens a se conectarem com Carlo Acutis

Uma experiência em realidade virtual foi lançada na Austrália, levando os espectadores para o cotidiano do jovem santo.

Arealidade virtual talvez não tenha transformado o entretenimento da forma como muitos pensavam há uma década, mas definitivamente veio para ficar. Quase um em cada cinco adultos nos Estados Unidos já experimentou alguma experiência em realidade virtual, e esse número só cresce.

A realidade virtual (VR) é frequentemente vista como uma extensão dos videogames, algo “apenas para diversão”. Mas essa tecnologia tem sido usada por motivos bastante sérios. Trabalhadores da construção civil, médicos, pilotos de avião e muitos outros profissionais de áreas de alto risco recorrem cada vez mais à VR para treinamentos e capacitação.

Agora, uma experiência de realidade virtual vinda de Sydney, na Austrália, traz algo novo e empolgante. A nossa fé católica foi o centro de um projeto em VR que está inspirando jovens por toda a região.

Uma jornada digital pelo mundo de Carlo Acutis

E se você pudesse andar por onde um santo andou? Ver onde ele viveu? Ajoelhar-se ao lado dele e experimentar a vida como ele experimentou?

Como isso mudaria você?

Tornar isso possível para os jovens é a proposta de Carlo Acutis: Uma Luz no Mundo Digital, uma nova experiência de realidade virtual. Você pode assistir a um pequeno trecho no vídeo publicado no Instagram.

Em apenas alguns minutos, a experiência leva os participantes ao quarto de infância do Beato Carlo; às movimentadas ruas de sua cidade natal, Milão; à catedral onde ele gostava de rezar; e a outras cenas da sua vida.

A experiência foi um dos destaques do Purpose Fest, evento recente da Diocese de Sydney que celebra a vida católica jovem na região. Dez estações de VR espalhadas pelo festival permitiram que centenas de jovens participassem da atividade.

Usando a tecnologia para anunciar o Evangelho

Daniel Ang, diretor do Centro de Evangelização de Sydney, desenvolveu a experiência em VR em colaboração com líderes em inovação tecnológica da cidade. Para Ang, o projeto representa a continuidade da tradição católica de utilizar novas tecnologias para evangelizar.

“Acredito que os cristãos são sempre chamados a explorar tudo o que está disponível para anunciar o Evangelho com alegria”, disse Ang.

Por exemplo, São Maximiliano Kolbe fundou uma estação de rádio para transmitir ensinamentos católicos. O Venerável Fulton Sheen apresentou um programa de televisão muito popular, chamado “Vale a Pena Viver”, que alcançava até 10 milhões de telespectadores por semana.

Ver novas tecnologias sendo usadas de forma tão positiva é um sinal de esperança. Quando os jovens veem cenas simples da vida do Beato Carlo, isso os ajuda a perceber que eles também podem se tornar santos.

À medida que a realidade virtual se populariza e outras novas tecnologias surgem, esperamos e rezamos para que continuem sendo usadas para o bem, como mostra este belo projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here