O encontro reúne lideranças eclesiais, pastorais, organismos, movimentos sociais e representantes de comunidades tradicionais. O foco das discussões é a atuação da Igreja na promoção da ecologia integral e a articulação de ações conjuntas com ênfase na justiça climática.
Na manhã do dia 20 de julho, os participantes celebraram a Eucaristia, presidida por dom Odelir José Magri, MCCJ, arcebispo de Chapecó e presidente do Regional Sul 4 da CNBB.
Durante a homilia, dom Odelir destacou a presença do Papa Francisco e suas encíclicas, especialmente a Laudato Si’. Lembrou também da doutrina social da Igreja do Papa Leão XIII e apontou que o Papa Leão XIV dará continuidade ao caminho, abordando questões como unidade, inteligência artificial e sinodalidade. Segundo o arcebispo, a condução da Igreja é inspirada pelo Espírito Santo e a vivência da fé está relacionada ao compromisso com o presente e com a esperança de um futuro possível.
Ao compartilhar a experiência missionária em Moçambique, dom Odelir comparou a realidade atual com o contexto vivido anteriormente no Congo, sublinhando a ausência de políticas públicas e infraestrutura básica como saúde, educação e energia elétrica. Ele afirmou que o evangelho oferece sentido à missão e incentiva a manter a esperança, mesmo com recursos limitados.
Ao abordar a liturgia do dia, citando a acolhida de Abraão e a narrativa de Marta e Maria. Dom Odelir apontou a necessidade de discernimento entre escuta e ação, e lembrou que a escuta e o silêncio ajudam a orientar a prática da fé, conforme o exemplo de São Francisco de Assis e sua relação com a natureza.
Matéria: Jaison Alves da Silva | Foto: João Victor Quartiero | ASCOM da Pré-COP30 Sul