Oitava da Páscoa

    A Oitava da Páscoa é o período que compreende entre o Domingo da Ressurreição e o domingo seguinte, o segundo domingo da Páscoa, ou domingo da misericórdia, ou ainda, domingo in albis, ou seja, oito dias em que continuamos a viver as alegrias pascais. Durante esses dias, podemos continuar desejando “Feliz Páscoa” a quem encontrarmos, e todas as missas devem ser solenes: com o hino de louvor, a sequência pascal, o prefácio cantado e a Oração Eucarística I.

    Ao longo dessa semana, é como se cada dia fosse o próprio Domingo de Páscoa; por isso, a alegria deve tomar conta de nós, e não deve haver espaço para a tristeza. Os textos litúrgicos da missa focam na Ressurreição do Senhor, e no próximo domingo celebraremos o Domingo da Misericórdia, encerrando a Oitava da Páscoa. Ainda viveremos por mais sete semanas o Tempo Pascal até Pentecostes.

    Do mesmo modo que Jesus enviou o Espírito Santo sobre os discípulos e eles partiram em missão, Ele também nos envia em missão nos dias de hoje, para que anunciemos aos outros a alegria de servir o Ressuscitado. Esse Espírito será celebrado festivamente daqui a cinquenta dias, em Pentecostes. A alegria deve acompanhar os discípulos de Jesus, pois eles devem alegrar aqueles que encontrarem.

    Na verdade, a alegria é a marca do Ressuscitado. Todas as vezes que Jesus aparece após a Ressurreição, Ele deseja a paz. Por isso, cada batizado deve trazer consigo essa alegria e transmiti-la a quem encontrar. Bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas devem ser alegres, pois escolheram servir mais de perto a Cristo Ressuscitado. Cada um deve ser feliz em sua vocação, pois o Senhor nos chama para a felicidade, e não para a infelicidade.

    Tomemos como exemplo Maria Madalena, que foi ao túmulo ver o corpo de Jesus e, após o anjo lhe dizer que Ele havia ressuscitado como prometera, ela saiu correndo ao encontro dos demais discípulos para anunciar a boa notícia. Maria Madalena torna-se a “apóstola dos apóstolos”, e também nós somos chamados a ser portadores de boas notícias. Sejamos discípulos e missionários do Senhor, não apenas durante o Tempo Pascal, mas todos os dias do ano.

    Na celebração do Sábado Santo, renovamos nossas promessas batismais e recebemos o perdão dos pecados ao mergulharmos novamente nas águas do Batismo. O ato penitencial do Domingo de Páscoa, bem como durante a Oitava até o segundo domingo, é feito por aspersão, recordando que as águas do Batismo nos regeneram. Mergulhados com Cristo, somos purificados de todo pecado.

    A cor litúrgica deste tempo é o branco, justamente por expressar a alegria que nos envolve diante da Ressurreição de Jesus. Cristo venceu a morte e abriu para nós as portas da vida eterna. Assim como em todos os domingos do ano, seria prudente que, sobretudo no Tempo Pascal, participássemos da missa dominical com mais fervor. A Páscoa está no centro do calendário litúrgico. Participemos das celebrações com o coração cheio de alegria e confiança, deixando que o Senhor nos envie para a missão no Domingo de Pentecostes.

    Ao longo da Oitava da Páscoa e durante todo o Tempo Pascal, o Círio Pascal deve permanecer aceso. Ele representa a própria luz de Cristo, que veio iluminar as trevas. Com a morte de Jesus, as trevas pairavam sobre o mundo, e Cristo Ressuscitado vem para iluminá-las. O Círio é aceso no fogo novo da Vigília Pascal e entra solenemente na igreja como símbolo da luz que dissipa as trevas. A Igreja quer continuar iluminando o mundo com a luz de Cristo. Ao final do Tempo Pascal, no Domingo de Pentecostes, o Círio é apagado e passa a ser utilizado nas celebrações de Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma recordando, que, movidos pelo Espírito Santo somos chamados a levar essa luz ao mundo.

    O Tempo Pascal é um tempo oportuno para renovarmos nossa esperança no Senhor e, especialmente, na ressurreição dos mortos. Na Vigília Pascal, renovamos nossas promessas batismais e reafirmamos nossa fé na ressurreição e na vida eterna. A ressurreição de Jesus nos ensina que não se trata apenas de um cadáver que volta à vida, nem de um espírito que vaga por aí, mas de uma nova existência gloriosa: um dia entraremos na vida eterna com nosso corpo glorificado, alma e espírito, diante de Deus. Por isso, professamos no Credo: “Creio na ressurreição da carne”. Não existe uma “outra vida” aqui na terra. Após esta passagem, viveremos eternamente ao lado de Deus.

    A Oitava da Páscoa e o Tempo Pascal como um todo são períodos de grande alegria espiritual, em que sentimos a presença do Cristo Ressuscitado e percebemos que, por Sua ressurreição, fomos libertos do pecado. A liturgia deste tempo nos envolve no mistério da remissão dos pecados e do amor de Deus, com destaque para o início da Igreja primitiva. No segundo domingo, celebramos a Divina Misericórdia; no quarto, celebramos Cristo, o Bom Pastor (Dia mundial de oração pelas vocações), que nos acolhe e toma pela mão. Confiemos firmemente na misericórdia de Deus e deixemo-nos contagiar por essa alegria divina.

    Este é um tempo para que tomemos consciência de que somos discípulos missionários do Senhor e assumamos, com seriedade, nosso Batismo. Assim como Maria Madalena, Maria Santíssima e os demais apóstolos, sejamos mensageiros da esperança. O Tempo Pascal nos convida a superar o pecado e renovar a fé, caminhando com alegria ao encontro do Senhor e contagiando os que estão ao nosso redor. Somos chamados também a renovar nosso sentido de pertença à comunidade: Cristo é a cabeça, e nós, os membros.

    A Igreja prolonga a celebração da Páscoa por sete semanas, para que esse tempo de graças não fique restrito a um único domingo. Desejo a todos uma feliz e santa Páscoa, e recomendo que participemos ativamente das celebrações deste tempo, iniciando com a Oitava da Páscoa e colhendo todas as graças que Deus quer derramar sobre nós. Que esse tempo nos motive a sermos portadores da Boa-Nova durante todo o ano. Verdadeiramente Cristo Ressuscitou, Aleluia! Cantai cristãos afinal, salve ó vitima pascal!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here