ABem-Aventurada Virgem Maria é o caminho seguro para chegar a Jesus, por isso os santos se confiaram ao seu cuidado e proteção, sabendo que ela lhes concederia muitas graças para a sua santificação. São Marcelino Champagnat pode nos ajudar a melhorar nosso relacionamento com Ela.
Fundador dos Irmãos Maristas
Embora a sua educação fosse precária, pois aos 14 anos mal sabia ler e escrever, o mesmo não se podia dizer da sua fé porque a sua família era profundamente cristã. Por isso é fácil compreender que, uma vez ordenado sacerdote, estivesse interessado em garantir que as crianças e os jovens recebessem uma instrução religiosa adequada.
Ao formar sua congregação, assumiu o nome de “Irmãozinhos de Maria” ou “Irmãos Maristas”; e pela sua profunda devoção à Virgem Maria, sempre a chamou de “Boa Mãe”, “Recurso Ordinário” e “Primeira Superiora”.
Essas dicas da santa vão te ajudar a se aproximar de Maria Santíssima e a amá-la como sua verdadeira Mãe.
1 Espalhe sua devoção
Quando conhecemos uma pessoa que nos interessa, falamos muito sobre ela. Conhecer a Bem-Aventurada Virgem Maria, primeiro pelo Evangelho , e depois através das suas aparições e das experiências dos santos e videntes, irá ajudá-lo a amá-la e a difundir a sua devoção.
Isto é o que São Marcelino aconselha:
“A devoção a Maria gosta de se espalhar, e quem não tenta comunicá-la e tem pouco entusiasmo em ampliar e propagar o culto à Virgem, mostra que lhe falta essa preciosa devoção”.
2 Consagre-se a Maria
Não há santa mais poderosa que Maria Santíssima, e a razão é simples: nada pode negar-lhe o seu amado Filho Jesus. Ouça São Champagnat:
“Maria não guarda nada: quando a servimos, quando nos consagramos a ela, ela nos recebe para nos entregar a Jesus e nos encher de Jesus”.
3 Vá para ele como seu “recurso comum”
A Santíssima Virgem está sempre disposta a ouvir aqueles que a ela procuram em suas dores e aflições, portanto, recorrer à sua influência deve ser um ato comum, como disse São Marcelino:
“Você sabe a quem devemos pedir essas graças, nosso Recurso Ordinário. Não tenhamos medo de recorrer a ele com muita frequência, pois sua bondade e poder não têm limites, e o tesouro de seus dons é inesgotável”.
4 Ore e coloque-se nas mãos dele
E se quiser comunicar-se com ela por meio de uma simples oração, aprenda de cor a oração predileta de São Marcelino Champagnat, que testemunha sua imensa fé em Deus e confiança na Virgem Maria:
“Tudo a Jesus por meio de Maria, tudo a Maria por Jesus”.