O transtorno de personalidade antissocial, também chamado de psicopatia ou sociopatia, caracteriza-se por alguém que frequentemente desrespeita as normas sociais e busca implacavelmente seus próprios objetivos.
Esse comportamento incomum geralmente pode ser observado na infância e adolescência. As pessoas afetadas passam a ignorar regras, faltam à escola, roubam, destroem coisas ou mentem constantemente. Já na idade adulta, muitos tendem a desenvolver comportamentos criminosos e violentos, a infringir a lei e ter uma grande disponibilidade para correr riscos.
Ainda é característico que pessoas com transtorno de personalidade antissocial tenham falta de empatia e não sintam culpa quando prejudicam os outros. Muitas vezes elas têm capacidade de reconhecer sentimentos de outras pessoas e explorá-los para seus próprios fins e para manipulá-las.
“O termo “personalidade” vem do grego “persona” que se refere à máscara usada pelos atores no teatro grego clássico. Os traços de personalidade são as características de adaptação de formas únicas a ambientes internos e externos em constante modificação. Os traços de personalidade constituem transtornos da personalidade somente quando são inflexíveis e mal adaptativos e causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativos. Os transtornos da personalidade ocorrem em 10-20% da população geral e são condições nas quais há um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia muito do esperado, podendo ter: formas de perceber e interpretar a si mesmo ou outras pessoas e eventos diferente do habitual; muita intensidade ou instabilidade e inadequação nas respostas emocionais; graves dificuldades nos relacionamentos ou no controle de impulsos”, afirma o médico psiquiatra Dr. João Victor, que fez a sua primeira residência foi em psiquiatria no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). A segunda foi em psiquiatria da infância e adolescência pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Universidade de São Paulo (USP).
“Psicopata, a rigor designa um indivíduo, clinicamente perverso que tem personalidade psicopática. Contudo, essa última categoria nosológica em especial, dá o nome ao grupo conhecido como sociopatas. Estes por sua vez, na perspectiva psicanalítica são os portadores de neuroses de caráter ou perversões sexuais. A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Apesar da psicopatia ser frequente nos indivíduos do sexo masculino, também atinge as mulheres, em variados níveis, embora com características diferenciadas e menos específicas que a psicopatia que atinge os homens. Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como “sociopatia”, cientificamente, a doença é denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial”, escreve o Dr. Marcelo Eurico da Rocha, licenciado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas–ESUDA e Doutor em Psicologia Clínica pela Rochville University. EUA.
Segundo o DSM Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, pessoas com transtorno de personalidade antissocial apresentam um padrão profundo de desrespeito e violação dos direitos dos outros. Embora não haja cura para o transtorno, o tratamento inclui terapia cognitiva-comportamental, medicamentos antipsicóticos além de antidepressivos para ajudar a melhorar o quadro.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Psicologia, Educação e Desenvolvimento pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo-SP.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica
Fontes:
https://drjoaovictorpsiquiatra.com.br/o-que-e-um-transtorno-de-personalidade/
https://sinpol-pe.com.br/2023/06/02/colunafalapolicial-transtorno-de-personalidade-antissocial/
Sadock, B; Sadock, V; Ruiz, P. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Tavares, H; Ferraz, RB; Bottura, HML. Transtornos de Personalidade. In: Forlenza, OV; Miguel, EC (ed). Compêndio de Clínica Psiquiátrica. Barueri, SP: Manole, 2012.