Papa Francisco revitaliza devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Com Dilexit nos, a sua quarta encíclica, o Papa Francisco destaca a relevância, a beleza e a força de uma devoção que pode ter sido considerada ultrapassada e muitas vezes associada a uma estética “sulpiciana” que já não está na moda hoje.

“Na abertura da sua encíclica, o Papa antecipa a surpresa de todos aqueles que se perguntarão como o autor da Laudato si’ e da Fratelli tutti , duas encíclicas com uma dimensão social e política muito forte, pode então propor uma dedicada a uma espiritualidade em em torno do Sagrado Coração que às vezes é percebido como ultrapassado.

Mas, para o Papa, é de facto o “coração” que hoje está fora de moda, muitas vezes negligenciado em favor do intelecto, da vontade ou da alma: “A desvalorização do centro mais íntimo do homem – o coração – vem de longe: já se encontra no racionalismo grego e pré-cristão, no idealismo pós-cristão e no materialismo nas suas diversas formas”, assinala o Papa argentino, sublinhando também o lugar inferior que ocupa na antropologia e nos “grandes pensamento.” filosófico”.

Portanto, falar do Sagrado Coração de Jesus, explica o Papa, é “redescobrir a importância do coração”, dimensão central do homem.

O coração, sublinha o Papa, ainda hoje é “percebido no sentimento popular como o centro emocional de cada ser humano”. Portanto, é o coração que “melhor pode significar o amor divino de Cristo, unido para sempre e inseparavelmente ao seu amor humano”, insiste o Papa.

O Sagrado Coração permite-nos expressar esta dimensão encarnada e humana do amor, tanto físico como espiritual, que se une na pessoa de Cristo à dimensão divina do amor. Revalorizando a ligação entre estas dimensões, o culto ao Sagrado Coração pode fazer “muito bem”, acredita, explicando que o vê como um antídoto contra “doenças muito atuais” que afetam o mundo e a Igreja.

Um dualismo jansenista prejudicial

Recordando a história de Santa Margarida Maria Alacoque, o pontífice recordou como a devoção ao Sagrado Coração de Jesus se desenvolveu num “contexto jansenista” que desprezava a dimensão corpórea do homem e “passava a ignorar a infinita misericórdia de Deus”. “Devo sublinhar que um nocivo dualismo jansenista está a renascer com novas feições dentro da própria Igreja”, afirma o Papa, que considera que este “gnosticismo” adquiriu “uma nova força nas últimas décadas”.

O Papa Francisco também aponta com esta encíclica para “outro dualismo”: aquele que aflige os católicos “que se concentram apenas em atividades externas, em reformas estruturais desprovidas de Evangelho, em organizações obsessivas, em projetos mundanos, em reflexões secularizadas, em propostas que se apresentam como receitas que às vezes nós quero impor a todos. Como no caso do neojansenismo, o Sagrado Coração pode ajudar a “tocar as sensibilidades contemporâneas” para combater este “transcendentalismo enganoso”, afirma o Pontífice.

Para ele, da mesma forma que o coração do homem, órgão central, se tornou o “centro íntimo da totalidade da pessoa”, o Sagrado Coração é o “único símbolo” em que se encontra a “totalidade do Evangelho”. Explica:

“Diante do Coração de Cristo é possível voltar à síntese encarnada do Evangelho e viver o que recentemente propus, recordando a querida Santa Teresa do Menino Jesus: ‘A atitude mais adequada é colocar a confiança do coração fora do si mesmo, na infinita misericórdia de um Deus que ama sem limites e que deu tudo na Cruz de Jesus Cristo’”.

Esta é uma necessidade importante numa época materialista como a nossa, sublinha o Pontífice: “Hoje tudo se compra e se paga, e parece que o próprio sentido da dignidade depende daquilo que se pode obter através do poder do dinheiro. acumular, consumir e distrair-nos, prisioneiros de um sistema degradante que não nos permite ver além das nossas necessidades imediatas e mesquinhas. Felizmente, ele insiste:

“O amor de Cristo está fora desta espiral perversa e só Ele pode nos libertar desta febre em que não há mais espaço para o amor gratuito”

Para Francisco, a devoção ao Sagrado Coração pode, portanto, fortalecer a Igreja hoje, tornando visível a “ardente consciência do amor de Jesus” na experiência espiritual pessoal, bem como no compromisso comunitário e missionário. Porque, como sublinha detalhadamente nesta encíclica atípica, “o conteúdo das encíclicas sociais Laudato si’ e Fratelli tutti não é alheio ao nosso encontro com o amor de Jesus Cristo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here