Live do Setor Espaço Litúrgico vai abordar a Preservação do patrimônio cultural católico. Acompanhe na quinta-feira, 24

O Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará a quarta live da série “Edificar Igrejas para celebrar os mistérios da nossa fé”. Marcada para a próxima quinta-feira, 24, às 16h, a transmissão ao vivo terá como tema “Preservação do patrimônio cultural católico: ciência e sensibilidade“. Será possível acompanhar nos perfis da Edições CNBB e da CNBB Nacional, no Youtube e Facebook.

Na live desta semana, a assessora do Setor Espaço Litúrgico da CNBB, Raquel Schneider, vai receber duas especialistas no tema: Maria Inês Bolson Lunardini, arquiteta e urbanista, especialista em Arte Sacra, desenho urbano e membro da Equipe de Reflexão do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia. E a doutora em arquitetura Ana Claudia Vasconcellos Magalhães, arquiteta, servidora publica, especialista em conservação e restauração de bens culturais móveis.

Acompanhe, nesta quinta-feira, às 16h. Acione o lembrete no vídeo abaixo:

Série “Edificar Igrejas para celebrar os mistérios da fé”

Iniciada no mês de maio, a série de lives tem oferecido momentos de reflexão com especialistas e pessoas interessadas nas temáticas relacionadas à construção de igrejas, num projeto continuado de formação através de encontros virtuais.

A primeira live da série tratou dos pontos fundamentais para a intervenção no espaço litúrgico, destacando os polos celebrativos, a partir da estrutura do rito eucarístico. O Estudo 106 da CNBB “Orientações para projeto e Construção de Igrejas e disposição do Espaço Celebrativo” foi a base da formação.

Em junho, no segundo encontro, a live tratou dos conteúdos presentes nos Estudos 106 e 113 – este sobre “Orientações para adequação litúrgica, restauração e conservação das Igrejas” -, e tratou do Programa Iconográfico.

Na terceira live, no mês de julho, foi feita uma exposição prática de um projeto de construção de Igreja, com estudo do caso concreto do projeto de construção da Comunidade São Bento, em São José do Rio Preto.

Por Luiz Lopes Jr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here