São Lucas, evangelista e médico

    Celebramos no dia 18 de outubro a festa litúrgica de São Lucas evangelista, autor do terceiro evangelho sinótico e do livro dos Atos dos Apóstolos. São Lucas é o patrono dos médicos, pois além de ser discípulo e evangelista, era médico de formação.

    São Lucas, por ser médico, era bastante culto. Inclusive, seu evangelho tem uma linguagem refinada. Mateus e Marcos usaram mais o hebraico e o aramaico, que eram linguagens mais humildes, enquanto Lucas usou mais o grego, uma língua mais robusta. São Lucas escreveu seu evangelho por volta do ano 90 d.C., e o livro de Atos dos Apóstolos logo depois. Os Atos dos Apóstolos é a sequência de seu evangelho.

    São Lucas nasceu no seio de uma família pagã, provavelmente em Antioquia, e, como mencionamos, era médico de profissão. Convertido à fé em Cristo, foi companheiro de missão do apóstolo Paulo até o martírio. Serviu incessantemente ao Senhor na missão.

    Em seu evangelho, Lucas dá destaque aos milagres realizados por Jesus, escreve sobre Jesus ensinando por parábolas e, além disso, dedica seus escritos defendendo os excluídos pela sociedade, ou seja, os pecadores, pobres e doentes. Lucas busca mostrar aos seus leitores o “rosto” misericordioso de Deus, e que a salvação é para todos, não apenas para um povo específico.

    Lucas retrata algumas passagens importantes em seu evangelho, que demonstram o rosto misericordioso de Deus por meio dos milagres de Jesus. Jesus vai na contramão daquilo que a sociedade da época pensava. Enquanto a sociedade pregava a exclusão, Jesus pregava a inclusão. O Senhor acolhia os pecadores e fazia refeição com eles, algo que Lucas faz questão de destacar em seu evangelho.

    Cada evangelista sinótico, Mateus, Marcos e Lucas, ao escreverem seus evangelhos, busca uma característica particular da vida de Jesus. Algumas coisas são semelhantes entre os três e outras não, mas todos têm como missão apresentar Jesus como o Messias. Todos os três evangelhos sinóticos começaram a ser escritos a partir da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Os evangelhos não são como uma “biografia” de Jesus, mas o anúncio da salvação no Senhor e relatam a construção do Reino de Deus iniciada por Ele.

    São Lucas descreve bastante sobre Nossa Senhora em seu evangelho, citando as palavras de Maria no Magnificat, especialmente quando ela proclama: “derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens e despede os ricos de mãos vazias” (Lc 1,52-53). Talvez por isso tenha sido atribuída a ele a pintura de um quadro de Nossa Senhora. Lucas é o único dos três sinóticos que retrata passagens importantes sobre a infância de Jesus, como o nascimento, a apresentação no templo, a perda e o encontro no templo aos doze anos. Lucas quis organizar de maneira ordenada todos os acontecimentos da vida de Jesus, desde o seu nascimento até sua morte.

    São Lucas, como dissemos, é patrono dos médicos, e também dos pintores e vidraceiros. Os cristãos orientais atribuem ao “médico pintor” Lucas vários quadros representando a Virgem.

    Lucas segue a mesma linha no livro de Atos dos Apóstolos. De maneira minuciosa, narra o início da Igreja primitiva, desde a ascensão de Jesus aos céus até o envio dos discípulos para difundir a Palavra de Deus pelos quatro cantos da terra.

    Paulo chamava Lucas de “médico queridíssimo”. Paulo chega a escrever a Timóteo, em seu segundo cativeiro, no ano de 67 d.C., que Lucas era o único companheiro que ele tinha na prisão, já que todos os outros o haviam abandonado.

    Por meio dos escritos do evangelho de Lucas, podemos entender um pouco melhor como se deu o anúncio do anjo Gabriel a Nossa Senhora, e, consequentemente, a resposta de Maria com o “sim” que mudou a história. É Lucas quem relata para nós a visita de Nossa Senhora a Santa Isabel e nos dá acesso ao belo cântico do “Magnificat” recitado por Maria. Lucas ainda nos apresenta fatos importantes da vida de Jesus, como, por exemplo, a apresentação no templo e Jesus com os doutores da lei no templo aos doze anos de idade.

    Lucas viveu até os 84 anos, uma idade considerável para a época, mas foi martirizado, assim como os demais apóstolos e seu companheiro de missão, Paulo. Peçamos a São Lucas que interceda pelos médicos, e que cada médico exerça sua profissão com amor, ajudando os que mais precisam a restaurar sua saúde. Que todos os médicos se inspirem em Jesus Cristo, o médico dos médicos, e sejam abençoados por Ele.

    Celebremos com alegria a festa litúrgica de São Lucas, apóstolo e evangelista, e que possamos ser testemunhas de Jesus Cristo nos dias de hoje, da mesma forma que ele foi.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here