O que diz o Credo do Espírito Santo? Papa Francisco explica isso

O Papa Francisco continuou o seu ciclo de catequeses dedicado ao Espírito Santo e centrado na forma como o Espírito “está presente e atua na vida da Igreja”

“OEspírito Santo habita em nós, está em nós”, disse o Papa Francisco na audiência geral de 16 de outubro de 2024. Dedicou a sua catequese à definição que a Igreja faz do Espírito Santo no Credo, referindo-se em particular à disputa teológica. sobre o “Filioque”.

Diante de vários milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Pontífice continuou o seu ciclo de catequeses dedicadas ao Espírito Santo. Depois de falar em audiências gerais anteriores sobre a presença do Espírito Santo na Sagrada Escritura, anunciou que queria concentrar-se na forma como o Espírito “está presente e atua na vida da Igreja”.

O Papa Francisco destacou como, no primeiro Credo – o Credo dos Apóstolos – a fé no Espírito Santo foi proclamada “sem qualquer precisão”, especialmente no que diz respeito à sua natureza divina dentro da Trindade. Tivemos que esperar pelo Concílio Ecumênico de Constantinopla em 381 para que se estabelecesse a fórmula atual, que se encontra no chamado Credo Niceno-Constantinopolitano (proclamado no Concílio de Calcedônia em 451, com o acréscimo do “filioque” no Concílio de Toledo em 589).

Este novo texto surgiu como resultado da “experiência da Igreja da acção santificadora e divinizadora do Espírito Santo” e como reacção à “heresia”, sob o impulso de Santo Atanásio no início do século IV.

Neste texto, recitado pelos cristãos em cada Missa, diz-se: «Creio no Espírito Santo, que é Senhor e doador da vida; procede do Pai e do Filho, recebe a mesma adoração e a mesma glória; falou pelos profetas”. Afirmar que o Espírito Santo é “Senhor” significa que “pertence ao mundo do Criador e não ao das criaturas” e “participa do senhorio de Deus”, o Pontífice começou por explicar palavra por palavra esta parte do Credo. .

O texto prossegue dizendo que o Espírito Santo “dá vida”. Esta é a “prerrogativa mais importante para nós”, disse o Papa. Como no Gênesis, quando o Espírito dá vida a Adão com o seu sopro, este mesmo Espírito oferece aos crentes hoje “a vida nova, a vida de Cristo, a vida sobrenatural como filhos de Deus”, sublinhou. “A vida que o Espírito Santo nos dá é uma vida eterna”, disse o Pontífice, insistindo que já vive “em cada um de nós”.

Papa Francisco durante sua audiência geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 16 de outubro de 2024

“Diferenças reconciliadas”

A próxima parte do Credo – “produto do Pai e do Filho” – está na origem de uma antiga disputa teológica entre a Igreja Latina e as Igrejas Ortodoxas sobre a natureza do Espírito Santo, conhecida como “Filioque”. A partir do século VI, a Igreja Ocidental começou a recitar uma versão do Credo em que se diz que o Espírito Santo não procede apenas do Pai, como continuam a afirmar hoje as Igrejas Orientais, mas também do Filho – Filioque , em latim.

O Papa Francisco disse que não queria entrar em detalhes sobre este “obstáculo”, que “tem sido a razão (ou pretexto) para tantas disputas e divisões entre a Igreja do Oriente e a Igreja do Ocidente”. Em particular, esta disputa foi o pretexto oficial para a separação de Roma e Constantinopla em 1054.

No entanto, o Papa ficou satisfeito por este desacordo ter “perdido a amargura do passado” e ter se tornado uma das “diferenças reconciliadas” que agora permitem “esperar a plena aceitação mútua”. Reconhecendo a diversidade das Igrejas cristãs de hoje, tanto ortodoxas como protestantes, sublinhou a importância de serem “reconciliadas no amor de caminhar juntas”.

O resto do texto, “a afirmação mais forte”, declara que o Espírito Santo tem “direito à mesma glória e ao mesmo culto que o Pai e o Filho”, sublinhou o Pontífice. Recordou que São Basílio Magno foi “o principal arquitecto desta fórmula”, um “ponto de partida para a Igreja”, que agora poderá proclamar “com serenidade” a divindade de Deus na sua teologia e no seu culto.

Por fim, o Papa Francisco não comentou a última parte do texto, relativa à ação do Espírito através dos profetas. Contudo, os seus catecismos anteriores já tinham sido dedicados à presença do Espírito Santo no Antigo e no Novo Testamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here