Aoração pessoal para rezar uma hora diante do Santíssimo Sacramento, exposto ou não, consiste basicamente nisto: acompanhar o Senhor com o coração nos seus últimos momentos e procurar assimilar a nosso favor o seu amor neles depositado.
É o que nos lembra São Paulo: “Mas todos nós, que com o rosto revelado refletimos como num espelho a glória do Senhor, somos transformados nessa mesma imagem, tornando-nos cada vez mais gloriosos…” ( 2 Cor 3: 18 )
O que orar
Existem muitos devocionais eucarísticos que podem ser usados durante nossas visitas. Neles encontraremos textos valiosos, orações de santos, orações da Igreja, etc.
As possibilidades são muito variadas e nos ajudarão a manter o foco e a concentração sem distrair a mente.
Os fiéis também podem ser auxiliados por algumas devoções piedosas que farão em silêncio e com a postura que considerarem mais conveniente, sem incomodar os demais fiéis que também estão fazendo sua hora de adoração.
Lectio Divina
A Lectio Divina é altamente recomendada . Esta prática muito antiga é orar com a Palavra de Deus.
Agora, pode acontecer que às vezes os fiéis se sintam muito cansados ou muito perturbados por aquilo que tiveram de viver na vida ou no dia, ou que estejam a passar por uma provação muito grave.
Nesses casos nada é feito e/ou nada é dito. Basta simplesmente identificar-se com o Senhor sofredor; sente-se e descanse um pouco em sua presença e companhia; oferecer a dor pessoal ao Senhor para permitir que o seu conforto toque o coração e o preencha de paz interior; e receba sua inspiração divina para encontrar luz em circunstâncias difíceis.
Você também pode orar com os salmos apropriados à situação que está vivenciando.
Recomendações
1. Esteja atento . Não incentive distrações: desligue o celular, por exemplo.
2. Lembre-se: não é uma hora de leitura.
3. Esteja alerta. Posições alternativas: sentar, ajoelhar, ficar de pé respeitosamente. Trata-se de não se colocar em uma situação confortável para dormir.
Um esquema simples
Como já foi dito, não existe um “ritual” a ser vivido a nível pessoal; Ainda assim, a título de proposta, os fiéis podem levar em conta o seguinte esquema:
1. O fiel faz o sinal da cruz.
2. Oração de preparação (espontânea ou proposta).
3. Leitura espiritual (livre escolha) e meditação. Lectio divina.
4. O Santo Rosário e/ou Via Sacra e/ou Liturgia das Horas.
5. Oração pessoal. Privilegie esse momento.
6. Comunhão Eucarística Espiritual (através de oração pessoal ou proposta).
7. Posto diante do Santíssimo Sacramento.
8. Elogios à reparação.
9. Oração final (pode ser pessoal ou proposta).
10. Os fiéis fazem o sinal da cruz.
Oração de Preparação
Ó dulcíssimo Jesus, que, escondido sob os véus eucarísticos, escuta piedosamente as nossas humildes súplicas, para apresentá-las ao trono do Altíssimo, acolhe agora os ardentes anseios dos nossos corações. Ilumina a nossa inteligência, reafirma as nossas vontades, revitaliza a nossa perseverança e acende nos nossos corações a chama de um entusiasmo santo, para que, superando a nossa pequenez e vencendo todas as dificuldades, saibamos oferecer-te uma homenagem não indigna da tua grandeza e majestade. e apropriado aos nossos desejos e desejos santos. Amém. ( Pio XII ).
Comunhão Eucarística Espiritual
Creio, meu Jesus, que estais verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-te acima de todas as coisas e desejo receber-te em minha alma. Mas como agora não posso fazê-lo sacramentalmente, venha pelo menos espiritualmente ao meu coração. (Pausa em silêncio para adoração).
Como se já te tivesse recebido, abraço-te e uno-me completamente a Ti. Não permita, Senhor, que eu me separe de Ti. Amém. ( Santo Afonso Maria Ligório ).
Ou:
Creio, meu Jesus, que tu és o Filho do Deus vivo, que morreste na cruz por mim e que agora estás real e verdadeiramente no Santíssimo Sacramento do Altar. Peço seu perdão por todos os meus pecados. Amo-te acima de todas as coisas e desejo receber-te. Entre no meu coração. Eu abraço você. Nunca me deixe.
Estação ao Santíssimo Sacramento
Cinco Pai-Nosso, Ave-Maria e Glórias (pelas cinco chagas).
Elogios à reparação
Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o Nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar.
Bendito seja o Paráclito do Espírito Santo.
Bendita seja Maria Santíssima, exaltada mãe de Deus.
Bendita seja a sua santa e imaculada concepção.
Bendita seja a sua gloriosa assunção ao céu.
Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, vosso castíssimo Esposo.
Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos.
oração de encerramento
Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo, Tu és aquele que revela o Deus invisível, o primogênito de todas as criaturas, o fundamento de todas as coisas; Você é o professor da humanidade, você é o Redentor; Você nasceu, morreu e ressuscitou por nós; Você é o centro da história e do mundo; Você é quem nos conhece e nos ama; Você é o companheiro e o amigo da nossa vida; Você é o homem da dor e da esperança; Você é quem deve vir e quem um dia será nosso juiz e em quem esperamos nossa felicidade. Amém. ( Paulo VI ).