Partilhai com mansidão a esperança que está em vossos corações!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, dia 29 de setembro, celebramos com alegria a Festa dos Arcanjos, mensageiros de Deus, que nos revelam o quanto Ele se preocupa em estar presente em nossas vidas, comunicando Seu amor e Sua verdade. É neste contexto que somos convidados a refletir sobre a mensagem que o Papa Francisco anunciou para o 59º Dia Mundial das Comunicações, a ser celebrado em maio de 2025: “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (1 Pd 3, 15-16).

Esse tema, inspirado na Primeira Carta de Pedro, ecoa o chamado à missão que todos nós, batizados, recebemos: comunicar a esperança que encontramos em Cristo com mansidão e respeito. A comunicação não se limita a palavras, mas também às atitudes que refletem nossa fé. É um convite a partilhar, não apenas o que sabemos, mas a profundidade daquilo que vivemos em nosso relacionamento com Deus.

São Pedro, ao escrever aos cristãos que enfrentavam perseguições e provações, os exorta a manterem viva a esperança em seus corações, mesmo em meio às dificuldades. Essa esperança é Jesus Cristo, que venceu a morte e nos deu a certeza de uma vida eterna junto de Deus. Para nós, hoje, essa mensagem continua ressoando com força. Vivemos em tempos de incertezas, de crises sociais, ambientais e pessoais. No entanto, como cristãos, somos chamados a ser sinais de esperança em meio a tudo isso.

A esperança cristã não é um otimismo vazio, mas a firme confiança de que Deus está conosco e que, por meio de Seu Espírito, podemos superar as tribulações. Nosso coração, portanto, deve estar ancorado nessa certeza, como uma rocha firme em meio às tempestades da vida.

O amado Papa Francisco, ao escolher esse tema, nos desafia a comunicar essa esperança com mansidão. Num mundo marcado por divisões, agressões e polarizações, somos chamados a ser portadores de uma comunicação que construa pontes, e não muros. A mansidão que Pedro menciona não é sinal de fraqueza, mas de força interior. É a capacidade de falar e agir com serenidade, mesmo diante da oposição. É ser um reflexo da paz que Cristo nos dá.

Partilhar com mansidão é saber ouvir o outro, respeitar suas dúvidas, suas dores e suas crenças, sem impor, mas testemunhando com autenticidade e respeito. É ser como os arcanjos, que, ao comunicar as mensagens divinas, o fazem com reverência, trazendo à luz a verdade, mas sem violência.

O Dia Mundial das Comunicações é uma oportunidade de refletirmos sobre o papel dos meios de comunicação na evangelização. Hoje, as redes sociais, a internet e outros meios nos oferecem inúmeras oportunidades de partilhar a nossa fé. Contudo, isso requer discernimento. Como cristãos, devemos utilizar esses meios para espalhar a mensagem de Cristo, sempre com o cuidado de sermos fiéis à verdade e de nos expressarmos com respeito.

A Igreja, ao longo de sua história, sempre buscou adaptar-se aos novos meios de comunicação para levar o Evangelho aos confins do mundo. O desafio que se coloca para nós, hoje, é saber usar essas ferramentas com responsabilidade, promovendo o diálogo e a unidade, e não o ódio ou a discórdia.

Por fim, a mensagem escolhida pelo Papa Francisco nos recorda que somos testemunhas de Cristo. Nosso testemunho não deve ser apenas de palavras, mas de ações que inspirem confiança e esperança no próximo. A comunicação mais eficaz que podemos oferecer é a de uma vida transformada pelo amor de Deus, uma vida que inspira os outros a buscar essa mesma esperança.

Queridos irmãos e irmãs, ao celebrarmos hoje os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, que são mensageiros da esperança e da vitória de Deus sobre o mal, peçamos a intercessão deles para que sejamos comunicadores fiéis da esperança que Cristo nos dá. Que possamos partilhar com mansidão essa esperança que transforma e renova, e que nossas palavras e atitudes sejam sempre um reflexo da paz e do amor que habitam em nossos corações. Amém!

+Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here