24° Domingo do Tempo Comum. 15/09/24. (Mc 8,27-35.)

    Texto referencial: “E vós, quem dizeis quem eu sou? “Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”” se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me …”

    1- Jesus sempre soube muito bem quem era. Não tinha dúvidas. Mas também sempre quis que seus discípulos, soubessem exatamente quem Ele era. Ontem foi assim. Hoje também. Mas hoje há muita confusão. Há o Cristo da teologia da prosperidade, o de certa categoria de carismáticos ou então da teologia da libertação. O problema não é o Cristo que eu quero, que cristão, Deus quer hoje na pós modernidade.

    2- Jesus então continua a perguntar neste marasmo: “quem sou Eu para vós hoje? “Para mim, para ti, para vós. Quem responder, não pode ser um zé de turno… será Pedro ou semelhante a ele. Jesus quer clareza, decisão e o discipulado dos seus. Quer caráter e testemunho e não apenas números. Já pensamos nisso?

    3- Outrora, Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”, ou seja, o enviado, o ungido, a resposta para todos os problemas. Jesus gostou da resposta de petriana, mas proibiu, a divulgação desta verdade. Era ainda muito cedo. Era preciso haver, mais e melhor preparação e maturidade dos seus.

    4- Pedro havia acertado na resposta, mas não na verdadeira identidade de Cristo, pois, no fundo, eles esperavam o Cristo sem cruz, sem todas aquelas exigências. Por isso deve ter se assustado bastante: assim como todos os Pedros de ontem, de hoje e de amanhã. Jesus deixara claro: “quem quiser ser meus discípulos, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, e me siga”. De fato, Jesus não veio fundar um fã clube, mas estabelecer um modo de ser, crescer, amar, agir e sofrer. Contudo vivemos num mundo de pecadores e de tantas pessoas sem sentido da vida… perder-se, portanto, é possível, é questão de preferência. Jesus nos preveniu. (cf. Mc 8.35).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here