Papa Francisco expressa grande preocupação com os ataques à liberdade religiosa, após receber relatório da ACN

O Santo Padre agradeceu à ACN por seu relatório, que aponta para uma diminuição da liberdade religiosa, e disse que está rezando por todos aqueles que são perseguidos por causa da fé

O Papa Francisco recebeu uma cópia do Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo – 2023, publicado pela ACN – Ajuda à Igreja que Sofre, e expressou preocupação com o crescente número de ataques à liberdade religiosa nos cinco continentes. O Papa também prometeu continuar a rezar por todos aqueles que são perseguidos por causa da fé, que segundo o relatório são 4,9 bilhões de pessoas que vivem em países onde a liberdade religiosa é violada. 

O resumo do relatório foi entregue ao Papa Francisco por Marcela Szymanski, diretora de defesa da liberdade religiosa da ACN Internacional, em 24 de agosto, no Palácio Apostólico do Vaticano, sobre o qual, durante a breve entrega, ele afirmou: “isso é muito importante, muito importante”. O breve encontro ocorreu durante a conferência anual da Rede Internacional de Legisladores Católicos (ICLN), que viu mais de 100 políticos de todo o mundo se reunirem para debater as perspectivas católicas sobre a crescente tensão e conflito armado que está ocorrendo atualmente.

Marcela Szymanski, diretora de defesa da liberdade religiosa da ACN Internacional, entrega Relatório de Liberdade Religiosa ao Papa Francisco

Crédito Vatican Media

 As principais conclusões do Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo de 2023 mostram que a perseguição religiosa aumentou nos últimos anos e que os ataques à liberdade religiosa ficam cada vez mais impunes. A liberdade religiosa é violada em 61 dos 196 países abordados, afetando mais de 62% da população global, ou quase 4,9 bilhões de pessoas. A África, onde quase metade dos países (40%) sofre altos níveis de perseguição, é onde a liberdade religiosa mais recuou. 

O Papa Francisco tem falado frequentemente sobre a liberdade religiosa e a perseguição aos cristãos. Em 8 de janeiro de 2024, durante seu encontro anual com diplomatas acreditados junto à Santa Sé, o Papa Francisco pediu o fim da violência de motivação religiosa e declarou que “o caminho para a paz passa também pelo diálogo inter-religioso, que antes de tudo requer a proteção da liberdade religiosa e o respeito pelas minorias. Igualmente preocupante é o aumento da perseguição e da discriminação contra os cristãos”. 

O Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo analisa a situação global deste direito fundamental em todos os países e em todas as religiões, tal como reconhecido pelo artigo 18.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem. É o único relatório desse tipo publicado por uma organização não governamental. 

O relatório é publicado pela ACN desde 1999 a cada dois anos e é escrito por especialistas independentes, equipes de pesquisa universitária e centros de pesquisa em diferentes continentes. É composto por mais de 700 páginas e está disponível em seis idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português. A equipe editorial do Relatório de Liberdade Religiosa já está trabalhando no próximo relatório, que será publicado em 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here