Ocasamento é um apostolado, embora possa parecer estranho dizê-lo. No entanto, existem razões convincentes para afirmar isso, então vamos ver por que isso acontece.
O que é o apostolado?
Odecreto Apostolicam Actuositatem (Sobre o Apostolado dos Leigos) menciona que:
“A Igreja nasceu para que, através da propagação do Reino de Cristo por toda a terra, para a glória de Deus Pai, todos os homens possam participar na redenção salvífica, e através dela o mundo inteiro possa ser verdadeiramente ordenado para Cristo . Toda a atividade do Corpo Místico, dirigida para este fim, é chamada de apostolado, que a Igreja exerce por todos os seus membros e de diferentes maneiras, porque a vocação cristã, por sua própria natureza, é também uma vocação ao apostolado.
Compreendemos que fomos chamados a difundir a Boa Nova para que “todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” ( 1Tm 2,4 ), como é o desejo do Senhor Jesus.
Agora, o que tudo isso tem a ver com casamento?
Evangelizar a família
O homem e a mulher que se casam comprometem-se a amar-se e a respeitar-se todos os dias da sua vida, a partilhar os bons e os maus momentos, a ser fiéis e a educar os filhos na fé, se Deus lhes conceder.
Este trabalho contribui para a difusão do Evangelho porque ambos devem cuidar da família e ensinar os filhos a serem bons cristãos; antes de tudo, dando-lhes um bom exemplo, mas também catequizando-os, já que a família é a Igreja doméstica ( CEC 1655 ).
A constituição dogmática da Igreja Lumen Gentium diz :
“No seio da família, ‘os pais devem ser os primeiros anunciadores da fé para os filhos com a sua palavra e o seu exemplo, e devem promover a vocação pessoal de cada um e, com especial cuidado, a vocação à vida consagrada’” ( LG 11 ).
Casamento: dois apóstolos caminhando juntos
Marido e mulher, agora pais, são dois apóstolos que caminham juntos para ensinar a família, porque “aqui se aprende a paciência e a alegria do trabalho, o amor fraternal, o perdão generoso, mesmo repetido, e sobretudo o culto divino, pois através da oração e da oferta da própria vida” ( CIC 1657 ).
Desta forma, os esposos cumprem a missão confiada por Cristo a todos os batizados, pois fazer com que outros se tornem cristãos e se salvem é a razão da existência da Igreja.
Que bela maneira de fazer isso com o apostolado do matrimônio!