Quando assistimos à santa Missa, percebemos que a liturgia é bela e carrega uma ordem determinada ao longo de muitos séculos. A Igreja dedicou documentos inteiros para que saibamos quais gestos e atitudes devemos realizar na liturgia.
Naturalmente, basta lembrar que a celebração é dirigida a Deus, por isso devemos aprender – da melhor forma possível – a participar com a assembleia dos fiéis. Aqui estão algumas dicas:
1 ESTAR ATRASADO
Devemos chegar à Missa com antecedência para nos prepararmos adequadamente para o que vamos celebrar; Além disso, podemos escolher melhor o local onde sentaremos e participaremos bem desde o início.
2 SENTADO O TEMPO TODO
Os participantes da celebração também deverão manter a participação plena, conforme mencionado na Instrução Geral do Missal Romano ( nº 42 ):
“A uniformidade das posturas, que deve ser observada por todos os participantes, é um sinal da unidade dos membros da comunidade cristã reunidos para a sagrada liturgia: exprime e promove, com efeito, a intenção e os sentimentos dos participantes. “
Por isso, algumas vezes estaremos sentados, outras vezes em pé e, durante a consagração, ajoelhados, se a saúde não nos impedir de fazê-lo.
3 REPITA O QUE O PADRE DIZ
As orações presidenciais correspondem apenas ao sacerdote que dirige a celebração ( IGMR n.º 30 ). Portanto, devemos aderir ao que o povo tem de responder, em forma de diálogo, em alguns momentos da Missa.
4 COMUNHÃO SEM PREPARAÇÃO
A comunhão do corpo e do sangue de Cristo é o ponto alto da celebração, após a consagração das espécies sagradas. Portanto, devemos estar preparados e dispostos, primeiro, sabendo que estamos na graça e sem pecado mortal.
Depois, evitar falar com as pessoas próximas, seja antes ou depois, porque o diálogo deve ser com o Senhor sacramental, que receberemos e teremos dentro de nós.
5 LEVAR CELULAR
Sabemos que a Missa é o encontro pessoal com Jesus, onde ouviremos a sua Palavra e nos alimentaremos do seu corpo e do seu sangue; Portanto, não deve haver distrações. O melhor é deixar o telefone em casa ou, em alternativa, mantê-lo no modo silencioso e não atender chamadas e mensagens.
6 CUMPRIMENTAR CONHECIDOS
Por respeito, saudações e conversas com outros fiéis não devem ser feitas dentro do templo – nem antes nem depois da Missa. A igreja é um lugar e um momento para orar e não interromper os outros.
7 OBSERVE AS PESSOAS QUE ENTRAM
Nossa atenção deve estar focada no que está acontecendo no altar. Infelizmente, quando algumas pessoas chegam tarde ou saem antes do final da missa, tornam-se fontes de distração. Evitemos vê-las de propósito e concentremos-nos na celebração.
8 TRAGA COMIDA OU BEBIDA
Será, no máximo, uma hora que estaremos na sagrada Eucaristia, e o alimento nos será dado na sagrada comunhão. A menos que seja água pura, não devemos entrar com comida por respeito ao lugar, à assembleia e, acima de tudo, a Deus.
9 SAIR ANTES DO FIM DA MISSA
Quem sai antes do fim da missa dá a impressão de que o que acabou de celebrar não era importante. A bênção é parte fundamental, com ela termina a Eucaristia e saímos com a tarefa de dar vida ao que vivemos na liturgia.
10 PULE A MISSA DOMINICAL
Por fim, o principal: no domingo não deve haver compromisso mais importante do que assistir à missa. É o nosso momento com o Senhor, privilegiado e único, onde podemos agradecer, adorá-lo, oferecer nossa semana e atividades e pedir a Ele o que precisamos. Não vamos perder esta oportunidade.
Você tem algo a acrescentar a essas observações?