No esforço de animar, articular e orientar os presbíteros em sua missão na Iniciação a Vida Cristã, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) oferece, mais uma vez, o Seminário de IVC com Presbíteros. O objetivo é reforçar o espaço que a Iniciação à Vida Cristã e a dimensão catequética ocupam na formação dos presbíteros. “Assim, convidamos todos os presbíteros interessados, das diversas dioceses do Brasil, e pedimos o apoio no envio de presbíteros de sua diocese”, convida a Comissão. O Seminário acontece de 1 a 3 de outubro, na Casa Dom Luciano de Almeida, em Brasília (DF). As inscrições são pagas e já estão abertas por meio do link: https://app.ciaticket.com.br/e/SEMNAIVCPRES202 A taxa cobre a participação no evento e os materiais que serão utilizados. A hospedagem e a alimentação não estão incluídas. Cada presbítero pode hospedar-se onde preferir. Quem desejar ficar na Casa Dom Luciano deve reservar sua hospedagem pelo telefone: (61) 99679-9770. Para mais informações, os assessores da Comissão estão disponíveis: Mariana Venâncio (32)99911-3886 e padre Wagner Carvalho (89)98106-8863.

Com a finalidade de oferecer um momento de estudo partilha de experiências e vivência sinodal como educadores dos futuros presbíteros, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Nacional), promove mais uma edição do Encontro Nacional de Atualização para Formadores. O evento será realizado de 15 a 19 de julho, na Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte (MG).

Foi escolhido como tema “Formação presbiteral: uma perspectiva sinodal-missionária”, o qual será aprofundado por reitores e demais formadores de Seminários Menores, Propedêuticos e Maiores, além de formadores das casas religiosas.

Quem vai ajudar no aprofundamento do tema é o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva.

Para outras informações e inscrições no encontro, acesse.

Sinodalidade e missão

“A sinodalidade é vivida na Igreja a serviço da missão”, afirma a Comissão Teológica Internacional no documento “A sinodalidade na vida e na missão da Igreja”. O documento recorda a natureza missionária da Igreja e que todo o povo de Deus é o sujeito do anúncio do Evangelho. “Nele, todo batizado é convocado para ser protagonista da missão, pois todos somos discípulos missionários”.

O documento também lembra que a Igreja é chamada a ativar, em sinergia sinodal, os ministérios e os carismas presentes na sua vida para discernir os caminhos da evangelização na escuta da voz do Espírito.

É nessa perspectiva que formadores e reitores de seminários e casas religiosas vão refletir sobre a importância da formação integral dos futuros presbíteros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here