Todos os santos se caracterizam por possuírem virtudes únicas de cada um deles, porém, também enfrentaram os desafios de seu caráter, mas isso não foi um impedimento para que alcançassem a meta almejada, que é o céu; e para isso era necessário autoconhecimento.
Análise SWOT

Todo negócio ou empresa requer uma análise SWOT que permita conhecer seus pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças. Esta análise permite-nos compreender a fundo a empresa e como geri-la de acordo com o que foi detetado, atingindo assim o objetivo pretendido.
Agora, quando falamos de nós mesmos e da nossa vida interior, é necessário também aplicar essa análise a nós mesmos para nos conhecermos verdadeiramente e identificarmos os aspectos que nos são difíceis, que sem dúvida podem ser aproveitados a nosso favor.
Melhora a introspecção
Para ter uma introspecção saudável e aceitação de nós mesmos, compartilhamos a seguir dicas que o ajudarão a alcançar um melhor autoconhecimento. Comece a praticá-los.
1 CONHECIMENTO
Reserve um tempo regularmente para refletir sobre si mesmo. Pergunte a si mesmo como você se sente, o que pensa sobre determinadas situações e por que reage de determinadas maneiras.
Esta etapa servirá como uma autorreflexão para poder investigar sua personalidade, gostos e desgostos. Seja honesto com você mesmo; Caso contrário, você não obterá a análise correta sobre si mesmo.
2 PERGUNTE A ALGUÉM QUE CONHECE VOCÊ
Talvez você tenha notado que é mais fácil destacar as habilidades ou defeitos dos outros, mas quando você busca investigar a si mesmo é mais difícil.
Você pode perguntar ao seu guia espiritual ou a alguém próximo que te conheça muito bem e queira o seu crescimento, eles vão te ajudar a perceber aqueles aspectos que talvez você não tivesse visto. Peça-lhes que sejam honestos.
3 USE AS FERRAMENTAS A SEU FAVOR

Existem muitas ferramentas que você pode usar a seu favor para se conhecer mais e melhor, aqui estão algumas que vão te ajudar:
Oração: peça a Deus que te ajude a se ver como Ele realmente te vê e, principalmente, a entender que mesmo quando temos defeitos, Deus continua nos amando, por isso você não se desprezará por ter defeitos; Pelo contrário, você saberá como melhorá-los.
Teste de autoconhecimento: procure questões que o ajudem a ter uma visão introspectiva de si mesmo, para que você possa se conhecer nos mínimos detalhes.
Vida e conselhos dos santos: A vida e os escritos dos santos podem ajudá-lo a compreender como eles tiveram esse encontro com Cristo e consigo mesmos.
Mantenha um diário: você pode fazer isso manualmente ou digitalmente; Nele você pode registrar aqueles momentos de dificuldade para que da próxima vez você possa fazer melhor. Além disso, você pode anotar as novas ferramentas adquiridas para avançar no processo.
Essas ferramentas vão te ajudar a focar seu temperamento, mas não se esqueça que o autoconhecimento é um processo contínuo e pode levar tempo. É importante ter paciência e compreensão consigo mesmo para viver sua identidade como filho de Deus e chegar até Ele.