A vida pode ser agitada, especialmente quando se trata de conciliar trabalho e obrigações familiares. No entanto, sempre há tempo para orar
Rezar? A vida moderna pode ser agitada, pois tudo se move na velocidade da luz, e muitas vezes você é punido se não organizar sua vida de uma forma que consiga acompanhar as demandas.
Uma vida ocupada
Criar uma família pode ser especialmente agitado, pois as crianças têm que fazer os trabalhos de casa e frequentar vários treinos desportivos ao longo da semana. Isso sem falar nas demandas modernas da vida empresarial, onde é cada vez mais comum que as tarefas a serem realizadas sejam solicitadas “para ontem” e os gestores não ficam satisfeitos quando a entrega de um projeto é adiada.
Com tanta coisa acontecendo, pode parecer que não há tempo para orar durante o dia. Contudo, mesmo a pessoa mais ocupada do mundo pode encontrar tempo para orar.
O Catecismo da Igreja Católica faz uma declaração semelhante na sua secção sobre a oração:
É sempre possível rezar: o tempo do cristão é o de Cristo ressuscitado que está sempre connosco, sejam quais forem as tempestades que possam surgir. Nosso tempo está nas mãos de Deus.
A seguir, o Catecismo cita São João Crisóstomo, que dá recomendações muito específicas sobre quando rezar:
É possível fazer uma oração fervorosa mesmo enquanto caminha em público ou sozinho, ou sentado em sua tenda. . . enquanto você compra ou vende,. . . ou mesmo enquanto você cozinha” (São João Crisóstomo)
Ideias para poder orar durante o dia
Basicamente, nenhum de nós está isento de orar. Podemos pensar que estamos “muito ocupados” para orar, mas não estamos. É simplesmente impossível viver 24 horas por dia em constante estado de atividade. Se o fizéssemos, morreríamos de exaustão.
O que precisamos fazer, em vez disso, é admitir para nós mesmos que temos tempo para orar e fazer um esforço consciente para usar nosso tempo com sabedoria.
Por exemplo, talvez tenhamos uma hora de deslocamento para o trabalho, seja de carro, ônibus ou metrô. Podemos usar até mesmo uma pequena parte desse tempo para orar.
Outro exemplo é que todos comemos em algum momento do dia. Podemos usar parte desse tempo para orar silenciosamente a Deus.
Um último exemplo é a realidade de que todos nós dormimos e determinamos quando vamos dormir e quando nos levantamos. Poderíamos passar 15 minutos desse tempo sentados e meditando no amor que Deus tem por nós.
Todos temos tempo para orar, mesmo quando dizemos que não.