Vatican News
Dois anos depois de sua nomeação a Delegado da Administração da Propaganda Fide (agora II Seção do Dicastério para a Evangelização), Benjamín Estévez de Cominges foi nomeado pelo Papa Francisco na quinta-feira, 1º de fevereiro, número dois da Secretaria para a Economia. Nascido em Vigo (Espanha) em 1974, casado e pai de três filhos, Estévez de Cominges é engenheiro superior de telecomunicações, formado em Economia e em Administração e Gestão de Empresas. Também fez um Master em Ciência da Administração pela Escola Sloan de Administração do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.
“Foram quase dois anos muito especiais e intensos à frente da administração da Congregação para a Evangelização dos Povos, inicialmente, e da II Seção do Dicastério para a Evangelização, após a publicação da nova Constituição”, disse Estévez de Cominges. “O fato de eu ter vindo de uma organização da Igreja antes de chegar à Santa Sé foi, sem dúvida, uma grande ajuda, embora eu deva confessar que a complexidade do Vaticano é muito maior do que eu esperava e, embora isso o torne muito mais interessante, requer um período de adaptação que, com humildade, devo dizer que não sei se já superei.”
Estévez de Cominges iniciou sua carreira profissional no setor privado como consultor de estratégia na área de telecomunicações na Andersen Consulting (posteriormente renomeada Accenture), dirigindo mais tarde uma start-up dedicada ao comércio eletrônico entre empresas. Após seus estudos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, foi Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Lar, uma das principais imobiliárias da Espanha, tendo Morgan Stanley como investidor de referência. Em 2013, iniciou seu relacionamento profissional com a Igreja, sendo nomeado Diretor Geral de Assuntos Econômicos da Pontifícia Universidade Comillas – ICAI – ICADE, uma das mais prestigiosas da Espanha. O excelente desempenho financeiro da Universidade durante seu mandato de quase 10 anos levou à sua nomeação como Delegado para a Administração da Propaganda Fide em dezembro de 2021, cargo que ocupa desde março de 2022.
“Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar de perto com Benjamín desde sua nomeação a Delegado da Propaganda Fide, quando ocupei o mesmo cargo como Secretário Geral da SpE”, explica Maximino Caballero, prefeito da Secretaria para a Economia. “Durante esse tempo, pude ver seu compromisso, profissionalismo e precisão na gestão, bem como seu caráter colaborativo, conciliador e consensual com as outras entidades e Dicastérios”.
A fim de garantir uma transição adequada que permita a continuidade de certos projetos em andamento, Estévez de Cominges conciliará temporariamente seu cargo atual com o de Secretário Geral da SpE. “Quando o prefeito da SpE me propôs este novo cargo há alguns meses – declarou o novo Secretário -, compreendi sua importância, mas ao mesmo tempo expressei minha preocupação em deixar vacante um Dicastério imerso em um processo de profunda mudança que está começando a dar frutos. Sou muito grato ao prefeito da SpE por ter me oferecido essa oportunidade e a Sua Eminência o cardeal Tagle por sua generosidade em permitir minha saída. Acredito que conhecer a realidade e o funcionamento de um Dicastério pode ser muito útil para minha nova responsabilidade, transmitindo diretamente suas necessidades a fim de poder oferecer um bom serviço da Secretaria para a Economia. Sei que a responsabilidade é grande e espero estar à altura dessa nova tarefa com a ajuda de Deus e o apoio de minha família”.