3º Domingo do Tempo Comum

    “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” (Mc 1, 17)

    Celebramos neste Domingo o terceiro do tempo comum, estamos na primeira parte desse tempo que vai até a Terça-Feira de carnaval, dia 13 de fevereiro. Ao longo do tempo comum acompanhamos Jesus em sua vida pública anunciando o Reino de Deus. Na semana passada e nesta, acompanharemos Jesus chamando discípulos para acompanhá-lo em sua missão de anunciar o Reino de Deus.

    Da mesma forma que Ele chamou os discípulos há mais de dois mil anos atrás, Ele nos chama hoje. Do mesmo modo que os discípulos deram o “Sim” e ficaram com o Senhor, Ele espera que nós hoje respondamos o chamado com o “Sim”. O Senhor nos chama a partir do momento em que cultivamos uma vida de oração e a nossa resposta também brota da oração. Somos chamados a ser discípulos e missionários do Senhor e testemunhas de Jesus Cristo nos dias de hoje.

    Cultivemos uma vida de oração (estamos no ano da oração), se possível junto com a família, e podemos iniciar essa vida de oração participando da celebração da Santa Missa, sobretudo aos Domingos, acompanhando o ano litúrgico e o mistério central da paixão, morte e ressurreição do Senhor.

    Este terceiro Domingo do tempo comum é da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco em 2019. O tema deste ano é “Permanecei na minha palavra” (cf. Jo, 8,31). O Papa instituiu essa data para que todos nós católicos pudéssemos dar uma atenção melhor à Palavra de Deus. Além de celebrarmos o mês da Bíblia em setembro, a celebração deste Domingo quer nos alertar que não podemos caminhar sem a Palavra de Deus e que desde o início do ano devemos meditá-la todos os dias. O nosso encontro na Catedral do Rio de Janeiro será um momento especial para os catequistas, para a animação bíblica da Pastoral, o trabalho com os círculos bíblicos e grupos de estudos bíblicos será com momentos especial. Todos devem levar sua bíblia no encontro em nossa Catedral as 8:30 que culminará com a missa das 10 horas. Neste Domingo a Palavra de Deus poderá estar em destaque em nossas comunidades e também poderemos colocá-la em destaque na nossa casa.

    A primeira leitura da missa deste Domingo é da profecia de Jonas (Jn 3,1-5.10), esse trecho narra quando o profeta é chamado por Deus a se pôr a caminho da grande cidade de Nínive, com o intuito de alertar os seus habitantes para que deixassem a vida de pecado e se abram à salvação que vem de Deus. Jonas logo obedeceu ao chamado do Senhor e se colocou a caminho de Nínive. Jonas pregava ao povo dizendo que se eles não se convertessem e mudassem a sua atitude a cidade seria destruída em quarenta dias. Os Ninivitas aceitaram a palavra do profeta e se converteram e Deus suspendeu o mal que ameaçou fazer aos Ninivitas.

    Essa é a função do profeta e de todo aquele que ouve o chamado do Senhor. Primeiro corresponder a esse chamado dizendo o “Sim, em segundo lugar se colocar a caminho, e em terceiro lugar anunciar a justiça que provém da Palavra e denunciar as injustiças”.

    O salmo responsorial é o 24 (25), que diz em seu refrão: “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos! Vossa verdade me oriente e me conduza”! Muitas vezes nos sentimos perdidos e não sabemos qual caminho seguir, por isso podemos pedir ao Senhor para nos mostrar qual caminho deveremos seguir. Do mesmo modo que o profeta Jonas e todos os demais profetas, anunciemos em primeiro lugar a verdade e denunciemos as injustiças.

    A segunda leitura da missa deste Domingo é da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 7, 29-31), nessa leitura ele diz que o tempo está abreviado, ou seja, mais do que estar passando rápido, Paulo acreditava naquele momento que a segunda vinda do Senhor estava próxima. Essa carta pode ser dirigida para nós hoje, que possamos aproveitar mais dos momentos em família, que possamos amar mais o próximo, fazer atos de caridade, e meditar mais a Palavra de Deus participando sobretudo da Santa Missa. Devemos procurar fazer o bem sempre e não acumular bens materiais, pois as coisas desse mundo passam e o nosso desejo maior deve ser alcançar a vida eterna.

    O evangelho deste Domingo é de Marcos (Mc 1,14-20), após João Batista ser preso Jesus foi para a Galileia pregando o evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15). Na verdade, Jesus continuava pregando aquilo que João Batista já pregava, e ao dizer que o tempo já se completou Ele se refere à sua vinda, ou seja, o Reino de Deus é Ele próprio e estava no meio das pessoas.

    Com certeza Jesus sabia tudo aquilo que João pregava e sabia que ele tinha sido preso. Jesus quer dizer para as pessoas que ainda há tempo para a conversão e que além de aceitarem a pessoa D’Ele, devem amarem-se uns aos outros e viverem a justiça do Reino.

    Nesse Evangelho de hoje, Jesus continua a chamar discípulos para cooperarem na sua missão de anunciar o Reino de Deus. Ao passar pelo mar da Galileia, Ele avista Simão e André que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus diz para eles: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” (Mc 1, 17). Eles deixam as redes e seguem imediatamente a Jesus. Caminhando mais um pouco Ele vê Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam consertando as redes e logo os chamou. Eles deixaram seu pai e os empregados na barca e começaram a seguir Jesus.

    Jesus continua a chamar homens e mulheres para segui-lo, esses homens e mulheres somos todos nós, e Ele espera que todos nós correspondamos a esse chamado do mesmo modo que André, Simão, Tiago e João, ou seja, deixemos tudo de lado para segui-lo.

    Celebremos com alegria esse terceiro Domingo do tempo comum, e tomemos a Palavra de Deus como norte para a nossa vida. Que possamos meditar a Palavra de Deus todos os dias, pois ela nos dá forças para a nossa caminhada de fé e de vida. A partir da Palavra de Deus construamos uma vida de oração. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here