“Permanecei na minha Palavra” (Jo 8,31)
Como acontece todos os anos desde 2020, o terceiro Domingo do Tempo Comum é dedicado a Palavra de Deus. O Domingo da Palavra de Deus foi instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019. A iniciativa do Papa Francisco é para que todo o povo de Deus dê mais atenção à Palavra de Deus.
O mês da Bíblia no Brasil é em setembro e o último domingo, próximo do dia 30 daquele mês, dia de São Jerônimo, é o Dia da Bíblia que continua com sua tradição. O Papa Francisco instituiu para o mundo todo essa celebração logo em janeiro, para que todos os católicos pudéssemos dar uma atenção maior à Palavra de Deus não somente no mês da Bíblia, mas ao longo de todo o ano. E ainda, que tenhamos a Palavra de Deus como livro principal ao longo de todo o ano. Reservemos um tempo para meditar a Palavra de Deus, sempre pela manhã, ou à noite, até mesmo meditando as leituras propostas para a liturgia daquele dia. O importante é não tratar a Palavra de Deus como um livro qualquer, mas como de fato ela é.
O tema escolhido para a celebração do Domingo da Palavra de Deus desse ano é: “Permanecei na minha Palavra” (Jo 8,31). O tema escolhido para esse ano é um convite de Jesus para que possamos permanecer com Ele e buscar sempre a verdade contida na Palavra. Jesus é a Palavra encarnada do Pai que habitou entre nós. Nos dias de hoje escutamos muitas coisas e muitas pessoas pedindo para seguir o que dizem, mas devemos focar e seguir aquele em que diz a plena verdade: Jesus Cristo, e essa verdade está na Palavra de Deus, por isso, devemos permanecer nessa Palavra.
O Papa Francisco presidirá a Santa Missa, direto da Basílica de São Pedro, as 9h30, horário de Roma. O Papa aproveitará a ocasião e distribuirá o Evangelho de Marcos, para que todos os fiéis possam ter contato com o Evangelho que irá permear esse ano litúrgico B. Com isso, os fiéis vão compreendendo melhor aquilo que o evangelista fala sobre a vida de Jesus.
Durante a celebração o Papa Francisco irá conferir o ministério de leitor e catequistas a homens e mulheres leigos. Duas pessoas receberão o ministério de leitor e nove receberão o de catequista. Os fiéis leigos representam o povo de Deus e são de diversos países: Brasil, Bolívia, Coréia, Alemanha e Antilhas. A missa será transmitida ao vivo, através das emissoras católicas e pela internet as 5h30 (horário de Brasília). Convido a quem puder acompanhar essa Missa e depois ao longo do dia participar da missa em sua paróquia.
O objetivo de celebrar o Domingo da Palavra de Deus, além de alertar aos fiéis sobre a importância de meditar a Palavra de Deus, tem por intuito destacar a presença de Deus na vida da humanidade. Ele caminha junto conosco, por meio da sua Palavra, se quisermos ouvir o que o Senhor tem a nos falar abramos a Sagrada Escritura e meditemos um texto.
Estamos no tempo comum, tempo propício de anunciar o Reino de Deus e a Sagrada Escritura é um instrumento do anúncio do Reino. Que possamos distribuir a Palavra de Deus as famílias e que o mundo possa se tornar melhor a partir da meditação da Palavra.
O Dicastério para Evangelização preparou um subsídio gratuito que está disponível somente na forma on-line, através do site www.evangelizatio.va. Através desse subsídio podemos compreender melhor a Palavra de Deus e como meditá-la, seja em grupo na comunidade, ou de forma individual. Além de conter artigos, meditações, textos para adoração e sugestões pastorais. O subsídio está disponível em algumas línguas: português, francês, polonês, inglês e italiano.
Ainda nesse Domingo da Palavra de Deus teremos um grande encontro de catequistas, da animação bíblica da pastoral, dos grupos dos círculos bíblicos, grupos de leitores e de estudos bíblicos em nossa Catedral do Rio de Janeiro, a partir das 8:30 da manhã, neste ano da Oração promulgado em preparação para o jubileu da esperança (peregrinos da esperança) do próximo ano de 2025. Depois de promover a reflexão sobre os documentos do concílio vaticano II em 2023, por vontade própria do Papa, em 2024 será dedicado em todas as dioceses do mundo a Oração.
Celebremos com alegria esse quinto Domingo da Palavra de Deus, e que ao longo do ano possamos dar mais atenção a Sagrada Escritura. Coloquemos a palavra em destaque na nossa casa e nossa vida. Estimulados pelo ano da Oração promulgado pelo Papa Francisco, façamos em família, em comunidade, ou de maneira individual a “Lectio Divina”, ou seja, a leitura orante da bíblia. Que São Jerônimo, tradutor da bíblia para o latim, e que é comemorado no dia 30 de setembro nos ajude a compreender melhor os textos sagrados, Amém.