Faltam poucos dias para o início do 5º Congresso Missionário Nacional, marcado para o período de 10 a 15 de novembro, na arquidiocese de Manaus (AM). E congressistas de todas as regiões do Brasil já estão no Amazonas, onde participam até o dia 9 da Semana Missionária. São cerca de 90 missionários e missionárias, entre leigos, padres e freiras, que participam de uma experiência de imersão na realidade eclesial da Amazônia.
Na perspectiva do tema “Ide da Igreja Local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, a semana é oportunidade de vivenciar o modo de ser Igreja na Amazônia e de mostrar os caminhos pelos quais se realiza uma evangelização de maneira sinodal, de acordo com o padre Matheus Marques, que está à frente da organização da Semana Missionária.
“É uma experiência para que possam ser inseridos dentro dessa eclesiologia, desse modo de ser igreja da gente, da igreja que está na Amazônia, para que aquilo que vai ser refletido durante o Congresso Missionário possa ressoar no coração de alguém que vive ou viveu essa experiência como igreja e na igreja que está na Amazônia”, comentou.
Na manhã de sábado, 4, os missionários participaram do momento de acolhida, no Centro de Formação Maromba, em Manaus. Na oportunidade, o coordenador de pastoral da arquidiocese de Manaus, padre Geraldo Bendaham, apresentou a realidade eclesial para os participantes, citando os desafios de evangelizar em locais de periferia e de difícil acesso como as comunidades ribeirinhas. O envio foi conduzido por monsenhor Zenildo Lima, bispo auxiliar eleito da arquidiocese de Manaus.
Os missionários seguiram para os municípios de Autazes (Diocese de Coari), Itacoatiara (Prelazia de Itacoatiara) e Careiro da Várzea (Arquidiocese de Manaus). Outros missionários estarão na periferia de Manaus, acompanhando e participando das atividades nas áreas missionárias São Pedro, São João XXIII, Santa Helena e Paróquia Nossa Senhora das Graças – Aleixo.
Congresso Missionário
O 5º Congresso Missionária Nacional (5CMN) acontece de 10 a 15 de novembro, na arquidiocese de Manaus (AM), com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Serão esperadas mais de 1.200 pessoas de todo o Brasil, contando com um grande número de participantes da arquidiocese de Manaus e equipes de trabalho. O 5º Congresso Missionária Nacional é coordenado pelas Pontifícias Obras Missionárias, juntamente com o Conselho Missionário Nacional e a CNBB, com o apoio da arquidiocese de Manaus e de diversos organismos e instituições.
Também durante esta semana, as equipes de trabalho preparam os kits com os materiais oficiais do evento, como a ecobag personalizada, camiseta, boné, moleskine, manual do congresso e outros subsídios para a formação.
Para motivar as reflexões do 5CMN, serão realizadas cinco conferências ao longo dos dias, buscando aprofundar o tema sobre a responsabilidade das Igrejas locais com a missão além-fronteiras.
Mais informações sobre o 5CMN no site www.pom.org.br/5cmn
Com informações e fotos das Pontifícias Obras Missionárias e Arquidiocese de Manaus