No dia 26 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional do Surdo. A data recorda a inauguração da primeira escola para Surdos no Brasil em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Com o objetivo de aproximar a comunidade surda, especialmemte os membros da Pastoral do Surdo do Paraná, o Regional Sul 2 da CNBB assumiu, em 2020, o compromisso de inserir interpretação em Libras em seus vídeos. Desde então, mais de 250 vídeos publicados estão interpretados na Língua Brasileira de Sinais. Essa iniciativa tem dado certo graças aos intérpretes católicos da Pastoral do Surdo, que se comprometeram e assumiram esse serviço à Igreja.
No vídeo, a assessora de comunicação do Regional Sul 2 da CNBB, Karina de Carvalho, entrevista o coordenador regional dos Intérpretes Católicos, Antônio Nilson Alves Viana. Ele pertence à arquidiocese de Londrina (PR) e tem sido a ponte entre a assessoria de comunicação da CNBB Sul 2 e os intérpretes.