Padre colocou mais de mil intenções de oração aos pés da família Ulma

Ele viajou dos EUA para a Polônia para assistir à beatificação da família assassinada por nazistas

Um único peregrino para portar 1.137 intenções de oração. Esta é a bela viagem que o Padre Michael Niemczak  um jovem sacerdote americano de origem polonesa, fez no início de setembro. Sacerdote da Arquidiocese de Santa Fé (Novo México), ele estava determinado a viajar para Markowa (Polônia) para assistir à beatificação da família Ulma.

Em 1944, Józéf , Victoria Ulma e seus sete filhos foram assassinados pelos nazistas por esconderem oito judeus, que também foram massacrados.

Parente da família Ulma

Esta, de fato, foi a primeira vez na história da Igreja que uma família inteira é beatificada. Um acontecimento que o Padre Michael não quis perder, visto que ele é parente distante da família Ulma: o seu bisavô era primo de Victoria, a mãe da família.

 Embora tenha ido sozinho para a Polônia, o jovem sacerdote decidiu fazer da viagem uma experiência de comunhão na oração.

Antes de partir, prometeu colocar aos pés da família Ulma todas as intenções de oração que os internautas lhe confiaram num formulário do Google criado especialmente para a ocasião. Assim, no início de setembro, Padre Miguel voou para a Polônia com 1.137 intenções de fiéis de todo o mundo na sua mala.

Uma oração para cada intenção

Ao chegar a Markowa, onde foi realizada a cerimônia de beatificação, o Padre Michael viu-se confrontado com um dilema. Gostaria de rezar por cada uma das intenções confiadas à família. Mas isso levaria várias horas e ele tinha muito pouco tempo para fazê-lo. Ele, então, decidiu viajar de ônibus até o local da cerimônia, bem antes do amanhecer, para entregar cada intenção de oração. Em entrevista à CNA, o Padre Michael observou que muitas das intenções dirigidas à família Ulma referiam-se aos fiéis que pediam que os seus entes queridos redescobrissem a fé.

Ao passar por Cracóvia a caminho de Markowa, o jovem sacerdote observou o grande entusiasmo que reinava em todo o país nas vésperas da beatificação. “Parecia que todo o país estava comemorando”, disse ele. E tudo porque uma família decidiu viver a vida cristã de uma forma que, tenho certeza, lhes parecia comum.

O jovem sacerdote pôde também testemunhar a influência que o exemplo das pessoas próximas teve na sua vida de fé e na sua vocação ao sacerdócio, que deseja viver “heroicamente”.

Um grande testemunho da unidade de uma família

“É fácil ler essas histórias e pensar que os personagens que nelas aparecem estão muito distantes no tempo e no espaço”, disse ele. “Pensar que devem ser sobre-humanos e que eu não teria feito o que eles fizeram. Mas quando você ouve que eles são membros da sua família, há algo surpreendente”.

A partir de agora, a Igreja celebrará a família mártir no dia 7 de julho, aniversário de casamento de Józef e Victoria. Para o Padre Michael, muito emocionado com a escolha desta data, a beatificação dos Ulma é, sobretudo, “um grande testemunho da unidade de uma família… de que uma família é maior que a soma das suas partes”.

Clique na galeria abaixo e confira o impressionante álbum de fotos da família Ulma.

https://pt.aleteia.org/slideshow/a-familia-ulma-assassinada-por-ajudar-judeus/

A família Ulma assassinada por ajudar judeus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here