A diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ) promoveu, na última semana, uma formação sobre a 3ª edição Típica do Missal Romano. O encontro, voltado para o clero diocesano, teve como facilitador o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo José Pinheiro.
Durante a formação o clero obteve noções teóricas e práticas sobre as alterações no Missal Romano aprovadas durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 2022. No mês de dezembro do mesmo ano, o material foi encaminhado ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em Roma. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.
Padre Leonardo ressaltou a importância dos estudos da nova tradução nas dioceses. “Estamos vivendo um momento significativo na Igreja no Brasil e as formações serão relevantes para o conhecimento de nossas comunidades na espiritualidade litúrgica”, disse.
O bispo diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda, dom Luiz Henrique da Silva Brito, destacou a contribuição da assessoria realizada na diocese: “Padre Leonardo nos ajudou a compreender os passos da Terceira Edição do Missal Romano e toda sua riqueza”.