Dia internacional da Mulher

    O dia 8 de março nos convida a um momento de reflexão comemorando o Dia Internacional da Mulher. Reconhecemos e agradecemos todas aquelas que fizeram ou fazem parte de nossas vidas, como uma bênção divina em nosso caminho. Embora nossa gratidão deva ser constante, essa data especial nos lembra da importância das mulheres em nossas vidas e de sua presença constante como um dom de Deus. Que neste dia, possamos elevar nossas preces de agradecimento ao Criador por todas as mães que nos deram a vida e nos educaram com amor, paciência e dedicação. Que possamos lembrar de todas as mulheres que convivem conosco diariamente, como esposas, filhas, irmãs, colegas de trabalho e profissionais de diferentes áreas, abençoadas por Deus com suas habilidades e dons. Que possamos reconhecer a importância dessas mulheres em nossa vida e na sociedade como um todo, e que possamos sempre tratá-las com amor, respeito e dignidade, como filhas de Deus que são.

    Que possamos seguir em frente com fé e esperança em um mundo onde todas as mulheres sejam valorizadas e respeitadas como merecem, em nome do Criador que nos deu a vida. E, sobretudo, que invoquemos a presença de Maria Mãe de Deus, como diz a mensagem do Santo Padre, Papa Francisco. “Enquanto as mães dão a vida e as mulheres custodiam o mundo, vamos todos trabalhar para promover as mães e proteger as mulheres. (…) Assim como de uma mulher, a Igreja toma a humanidade dos filhos.” https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-missa-solenidade-de-maria-mae-de-deus.html, último acesso em 28-02-2023.

    Devemos elevar nossas preces para que todos os direitos das mulheres sejam garantidos e para que todos os povos possam, com humildade, compreender a nobre missão que a mulher desempenha, conforme a vontade divina. O Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data comemorativa, mas um momento sagrado para enaltecer as lutas e conquistas que as mulheres alcançaram ao longo dos séculos, sob a graça divina. É uma oportunidade de celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas que as mulheres obtiveram, como manifestação do amor e da misericórdia de Deus.

    Oito de março é uma data que simboliza a busca histórica das mulheres por equipararem suas condições às dos homens, conforme a vontade divina. Instituído oficialmente pela Organização das Nações Unidas em 1975, embora já estivesse sendo comemorado desde os anos de 1960, esse momento celebra a luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, que remonta ao final do século XIX. Naquela época, um grupo de mulheres corajosas reivindicou a redução da jornada de trabalho de 15 horas diárias, melhores salários e o fim da discriminação. A cada ano que celebramos essa data, lembramos desses direitos conquistados e lutamos com devoção e fé para que sejam mantidos, segundo a justiça e a vontade divinas. Que Deus abençoe todas as mulheres e suas lutas em busca da igualdade e do respeito.

    Como filhos de Deus, temos a responsabilidade de garantir que todas as mulheres sejam tratadas com o respeito e a dignidade que merecem, como criaturas sagradas de Deus. Assim lembra nosso Santo Padre Francisco: Machucar uma mulher é insultar a Deus, que de uma mulher assumiu nossa humanidade. E visto que as mães dão vida e as mulheres mantêm o mundo (junto), vamos todos fazer maiores esforços para promover as mães e proteger as mulheres”. https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-missa-solenidade-de-maria-mae-de-deus.html

    Neste Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar de Nossa Senhora, a Mãe sagrada que é um exemplo divino para todas as mulheres. Como Maria, as mulheres têm a força divina para enfrentar todas as adversidades da vida e guardar tudo em seus corações, meditando em tudo que acontece, segundo a justiça divina. Devemos honrar e proteger todas as mulheres, e trabalhar juntos para criar um mundo onde as mulheres sejam valorizadas e respeitadas como criaturas sagradas de Deus. Que Deus abençoe todas as mulheres do mundo e as guie em suas lutas pela justiça e igualdade, em nome da sua vontade divina.

    Nos dias atuais, é doloroso ver a frequente notícia de feminicídios, uma forma terrível de violência contra as mulheres. Como cristãos, somos chamados a agir para preservar todas as mulheres de qualquer tipo de violência e garantir que sejam tratadas com o respeito e a dignidade que merecem, como filhas preciosas de Deus. O Papa Francisco, em sua sabedoria divina, também nos ensina que a mulher é a harmonia, a poesia e a beleza, e que sem ela, o mundo não seria tão belo ou harmonioso, segundo a vontade divina. As mulheres são a essência da vida, e a marginalização delas faz com que o mundo fique estéril, pois são elas que dão à luz e transmitem a capacidade de ver além, de sentir as coisas com um coração mais criativo, paciente e terno.

    E é importante lembrar que a Igreja como mãe tem o papel divino de proteger e acolher todos os seus filhos e filhas, especialmente as mulheres, que são preciosas aos olhos de Deus. Que Deus nos ajude a preservar todas as mulheres do mundo de toda forma de violência e a honrar a beleza divina da mulher em nossas vidas. Que a nossa fé nos mova a lutar pela justiça e a valorização da vida feminina, em nome do amor de Deus.

    No contexto eclesial queremos louvar e bendizer a Deus o precioso trabalho das mulheres em nossas comunidades, nas pastorais, movimentos, associações e grupos de sentidos. Louvamos pelo seu precioso contributo e as animamos a continuar a levar adiante o trabalho sinodal da Igreja, da qual as mulheres são parte importante e primordial da ação evangelizadora.

    Neste Dia Internacional da Mulher, que Deus abençoe todas as mulheres, especialmente as catequistas e as agentes de pastoral de todo o país. É importante que, nessa data especial, agradeçamos a Deus por todas as mulheres que fazem parte de nossas vidas. Devemos fazer uma ligação ou enviar uma mensagem para elas e, mais importante ainda, lutar juntos pelos direitos das mulheres.

    Vamos rezar pelas mulheres, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida por cada uma delas. Que, seguindo o exemplo da Virgem Maria, possam meditar e guardar tudo em seus corações e superar todas as dificuldades da vida. Que a Virgem Maria possa interceder por nós e abençoar todas as mulheres. Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here