Festa da Sagrada Família

    A Sagrada Família é formada pelo Menino Jesus, pela Virgem Maria e por São José. É o modelo que inspirou e continua inspirando todos nós cristãos. No século XVII, passou a ser festejada e hoje acontece dentro da Oitava de Natal. Assim, a festa da Sagrada Família geralmente é realizada no domingo seguinte ao Natal, mas quando o Natal do Senhor ocorre em um domingo, a Festa da Sagrada Família é celebrada no dia 30 de dezembro.

    A festa surgiu para exaltar a Sagrada Família em toda a sua presença, desde as virtudes humildes, a simplicidade, o amor e a dedicação um pelo outro. É também um ambiente de união regido pela fé cristã.

    A festa da Sagrada Família é um reconhecer a humildade plena e pura de Jesus Cristo, a virtude de Maria e a firmeza de José — todos eles, obedientes a Deus.

    Ao festejar a Sagrada Família, devemos rezar por nossas famílias — os familiares que estão por perto e os que já faleceram. Devemos lembrar que Deus é o centro da nossa vida e a família, o nosso alicerce. Que possamos refletir com o coração e a fé sobre se estamos realmente preservando a família cristã diante de tantas circunstâncias adversas. Que Jesus Cristo continue clareando nosso caminho em direção aos seus ensinamentos. Para que possamos seguir seu exemplo.

    Ir à missa é fundamental para a unidade familiar. É na missa que refletimos sobre nosso dia a dia, sobre as questões corriqueiras e outras mais complexas. É na missa que podemos enxergar caminhos de alívio e segurança. Na missa, a vida em família também acontece.

    Papa São João Paulo II, ao citar o Papa São Paulo VI, escreveu que a “Sagrada Família é o protótipo e exemplo para todas as famílias cristãs e o modelo e fonte espiritual para cada família cristã”. Ele também escreveu sobre a casa de Nazaré. “A casa de Nazaré é a escola onde começamos a compreender a vida de Jesus, a escola do Evangelho. Nesta escola se aprende porque é necessário ter uma regra espiritual de vida, se se deseja seguir o ensino do Evangelho e tornar-se discípulo de Cristo. Na casa de Nazaré cada um vive a sua missão em perfeita sintonia com os outros membros da Sagrada Família” (Ecclesia in Africa, 81).

    Por isso, devemos rezar para todos tenham uma família ou que se sintam acolhidos por uma família. E que aqueles que têm essa família, que se esforce para preservá-la, para compartilhar a palavra de Deus em seu seio.

    Que possamos celebrar a Sagrada Família no próximo dia 30 de novembro, renovando a alegria com a chegada do Senhor, que veio para nos salvar — Ele que recebido por Maria e José e que doou sua vida por nós.

    Que celebremos junto com a Igreja a festa da Sagrada Família, pedindo a intercessão por nossas famílias, com saúde, paz e harmonia, para que neste seio reinem as virtudes do Lar de Nazaré.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here