O templo receberá a visita do Papa Francisco nos próximos dias
OPapa Francisco fará a sua 39.ª viagem apostólica entre os dias 3 e 6 de novembro de 2022. O destino é o Bahrein e, na programação oficial, estão previstas visitas às cidades de Manama (capital do país) e Awali, onde fica a Catedral de Nossa Senhora da Arábia.
É nesta catedral que o Santo Padre participará de um encontro ecumênico pela paz e fará o seu quarto discurso no país.
A Catedral de Nossa Senhora da Arábia
A Catedral de Nossa Senhora da Arábia foi consagrada em 10 de dezembro de 2021.
O terreno de 9.000 metros quadrados foi uma doação do Rei Hamad bin Isa Al Khalifa ao falecido Bispo Camillo Ballin, Vigário Apostólico do Norte da Arábia. Depois de toda a documentação necessária para aprovar a obra, Dom Camillo deu início aos trabalhos para angariar recursos e executar o projeto.
Em 19 de maio de 2014, o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa visitou o Papa Francisco no Vaticano e o presenteou com uma maquete da catedral.
A pedra fundamental do templo – um presente do Santo Padre aos fiéis da Península Arábica – foi retirada da Porta Santa da Basílica de São Pedro e abençoada em 31 de maio de 2014.
Após o falecimento do Bispo Camillo Ballin em 2020, o projeto foi supervisionado pelo Bispo Paul Hinder, nomeado pelo Papa Francisco como Administrador Apostólico do Norte da Arábia.
Por dentro da catedral
A Catedral de Nossa Senhora da Arábia tem capacidade para receber 2.300 pessoas e possui a forma de uma tenda com o telhado em forma de cúpula octogonal.
A decoração interna conta com ícones que remetem à história dos principais acontecimentos da história da salvação.
O templo também tem duas capelas: uma do Santíssimo Sacramento e outra que abriga uma imagem em tamanho natural de Nossa Senhora da Arábia, Padroeira do Vicariato.
Católicos no Bahrein
O bispo Paul Hinder falou com a agência de notícias católicas I. Media sobre o catolicismo no Bahrein. Segundo o bispo, “estima-se que existam 80.000 católicos no Bahrein, muitos dos quais são migrantes da Ásia, especialmente das Filipinas e da Índia. No total, os cristãos, com cerca de 210.000 praticantes, representam 14% da população, seguidos pelos hindus (10%). O Bahrein tem duas paróquias, bem como a recentemente construída Catedral de Nossa Senhora da Arábia, a segunda maior igreja católica romana do Golfo Pérsico.”
O bispo ainda afirmou que os católicos no Bahrein gozam de plena liberdade para praticar a religião, mas lembrou que “esta liberdade limita-se aos lugares de culto concedidos aos cristãos. Por exemplo, não se pode simplesmente alugar um imóvel e celebrar a Santa Missa. No entanto, os cristãos podem praticar a sua fé sem serem perturbados.