XVI CONGRESSO DA PASTORAL FAMILIAR: “FOMOS TESTEMUNHAS DO QUANTO A SANTIDADE ESTÁ PRESENTE NA VIDA DAS FAMÍLIAS”

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) realizou, de 26 a 28 de agosto, em Governador Celso Ramos (SC), o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar. O evento foi acolhido pela arquidiocese de Florianópolis e organizado pelo Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema escolhido para animar as reflexões esteve em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias: “Amor Família: vocação e caminho de santidade”.

Na abertura do evento, foi exibida uma mensagem do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na qual ele destacou que “o amor em família evangeliza, pois inspira a vivência amorosa”

“Nesse tempo em que muitas pessoas estão distantes da Igreja, necessitados de ouvir a Palavra de Deus, cada família cristã é chamada a ser, sempre mais, Igreja doméstica fortalecendo laços de amor, dedicando-se a momentos de oração ao redor da Palavra de Deus. As famílias cristãs, ao viverem os valores do Evangelho, inspiram conversão, muitas vezes sem dizer uma só palavra. Por isso mesmo, a Pastoral Familiar, em nossas comunidades de fé, precisa reunir sempre e cada vez mais os seus filhos”, disse o presidente da CNBB.

Palestras, testemunhos, momentos de espiritualidade e convivência e apresentações culturais marcaram o evento, que reuniu cerca de 1400 pessoas entre agentes de pastoral e de movimentos, padres, religiosos e religiosas e bispos de várias partes do país.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar disponibilizou todos os materiais das palestras para aprofundamento. Acesse aqui.

Ao final do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, foi divulgada a “Carta às famílias”. No texto, assinado pelo secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães, os participantes afirmam que foram “testemunhas do quanto a santidade está presente na vida das famílias, mesmo aqueles/as que estão nos altares ou a caminho, se originaram e viveram em família”.

Confira o texto na íntegra. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here