A 3 de Maio de 1491, a Virgem apareceu a um ferreiro de Orbey (Haut-Rhin) chamado Thierry Schoeré. Esta é a única aparição mariana na Alsácia, e um dos mais antigos locais de aparição no mundo reconhecido pela Igreja
“Não tenha medo, vai depressa… Diga ao povo para mudar de vida e vir aqui em procissão”. Essas foram as palavras pronunciadas pela Virgem, há mais de 500 anos, a um ferreiro alsaciano a caminho do mercado. Um apelo à conversão que ainda hoje é válido.
A 3 de Maio de 1491, Thierry Schoeré foi ao mercado em Niedermorschwihr para comprar cereais. No caminho, por volta das 10 horas da manhã, num lugar chamado “Habtal”, parou para rezar aos pés de um carvalho ao qual, como é costume, foi afixado um crucifixo em memória de um homem que ali tinha morrido acidentalmente.
De repente, vê uma luz brilhante no centro da qual distingue a Virgem, vestida de branco, segurando três espigas de trigo num único talo na sua mão direita e um cubo de gelo na outra.
Significado
O cubo de gelo, explica a Virgem, representa as desgraças que aconteceriam à região se os habitantes não consentissem na conversão e na expiação dos seus pecados. As espigas de milho, um símbolo de abundância, anunciam as bênçãos que Deus está pronto a derramar sobre aqueles que mudam de vida e se voltam para Ele.
“Levanta-te, bom homem, e ouve. Vê estas espigas de milho. São um símbolo da abundância das boas colheitas que virão recompensar os virtuosos”, disse a Virgem gentilmente.
Uma vez chegado ao mercado, Thierry Schoeré sabia que lhe tinha sido dada a missão de tornar este apelo à conversão conhecido de todos. Mas ele não se atreveu a falar.
A Virgem enviou então um sinal: o saco de trigo que ele queria carregar no seu cavalo era tão pesado que ele não o conseguia levantar, um símbolo de todos os medos que o paralisavam… Formou-se uma multidão e ele decidiu passar a mensagem da Virgem Maria. Tendo-o feito, ele levanta o saco de trigo com facilidade.
Uma mensagem atual
A mensagem de Nossa Senhora ainda hoje faz sentido. Evidentemente, é necessário afastar-se da primeira interpretação, relatada por um ferreiro do século XV, que poderia levar a pensar numa Virgem “ameaçadora” (se não se converter, os infortúnios virão).
Na realidade, o cubo de gelo não representa indiferença, insensibilidade, falta de amor? E não estará esta falta de amor na raiz de tantos males que assolam o mundo? Aquele que se converte, que escolhe as espigas de trigo, decide deixar o amor de Deus iluminar a sua vida e torná-la frutuosa.
Já no Verão de 1491, foi construída uma capela de madeira, seguida por uma maior em 1493, consagrada em 1495. São alegados inúmeros milagres. O santuário é cuidado por várias congregações religiosas em sucessão: os Antoninos, os Capuchinhos, os Padres do Preciosíssimo Sangue, e hoje os Redentoristas.
Estátua
Em 1922, uma grande estátua de Cristo de braços abertos, com 17 m de altura, foi construída no topo do monte das Três Espigas. Em 1967, foi construída a Igreja da Anunciação.
A aparição deu o seu nome à aldeia de Les Trois-Épis, partilhada entre as comunas de Ammerschwihr, Turckheim e Niedermorschwihr, a cerca de dez quilómetros de Colmar (Haut-Rhin), na Alsácia. Um magnífico cenário a uma altitude de mais de 650 metros nas montanhas dos Vosges (em França).