Em quatro ocasiões distintas vários papas fizeram a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria
Em 1917, Nossa Senhora apareceu a três crianças em Fátima, Portugal, e pediu-lhes especificamente que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração.
Para evitar [outra Guerra Mundial], virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados.
A consagração da Rússia aconteceu em quatro momentos distintos, e voltará a acontecer no dia 25 de Março de 2022 com o Papa Francisco.
31 de outubro de 1942
No meio da Segunda Guerra Mundial, o Papa Pio XII consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria através de uma mensagem de rádio na véspera do Dia de Todos os Santos.
7 de julho de 1952
Na festa dos Santos Cirilo e Metódio, “Apóstolos dos Eslavos”, o Papa Pio XII emitiu uma carta apostólica dirigida ao povo russo, confiando a Rússia e o seu povo ao Imaculado Coração de Maria.
21 de novembro de 1964
No final da terceira sessão do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI, juntamente com todos os bispos presentes, renovou a consagração do mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria, enviando uma Rosa de Ouro a Fátima para comemorar a ocasião.
25 de março 1984
Na Basílica de São Pedro em 1984, o Papa João Paulo II consagrou o mundo inteiro diante da estátua de Nossa Senhora de Fátima, convidando todos os outros bispos a unirem-se a ele em oração, ao Imaculado Coração de Maria.
De acordo com o Vaticano, a Ir. Lúcia confirmou que esta consagração satisfez os desejos de Nossa Senhora de Fátima.
A Irmã Lúcia confirmou pessoalmente que este ato solene e universal de consagração correspondia ao que Nossa Senhora desejava (“Sim, está feito, tal como Nossa Senhora pediu, desde o dia 25 de Março de 1984”: Carta de 8 de Novembro de 1989).