EM PARCERIA, SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL/ PASTORAL VOCACIONAL PROMOVERÁ CERIMÔNIA PARA A ENTREGA DO PRÊMIO ROGATE DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

Em maio deste ano, a revista Rogate, que presta um importante serviço em prol das vocações, completará 40 anos de existência. Para comemorar essa trajetória na construção da cultura vocacional, uma série de eventos comemorativos e celebrativos serão organizados com o objetivo de reconhecer, incentivar e fomentar as iniciativas de animação vocacional em todo o Brasil. 

No dia 30 de abril, às 9 horas, por exemplo, haverá uma missa em Ação de Graças, presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, no Santuário de Aparecida (SP). A missa será transmitida pela TV Aparecida.

E no dia 1º de maio, o Centro Rogate do Brasil, em São Paulo, em parceria com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Nacional (SAV-PV), promoverá uma singela cerimônia, às 19h30, para a entrega do “Prêmio Rogate de Animação Vocacional”, como reconhecimento das ações vocacionais realizadas por instituições e também por animadores e animadoras vocacionais. A iniciativa poderá ser acompanhada no facebook da revista Rogate (@revistarogate).

A revista Rogate 

Com o primeiro número impresso em maio de 1982, a Rogate é uma revista de animação vocacional com circulação em todas as regiões do país.  

Tem por objetivo incrementar a cultura vocacional na Igreja e na sociedade por meio de seus artigos e encartes, matérias de formação e informação. Desde a sua criação, vem sendo referência no setor vocacional, apresentando temas e assuntos atuais, numa linguagem popular e com seriedade.

Ela tem como destinatários privilegiados todos aqueles que suam e labutam pelo trabalho vocacional, como promotores, bem como aqueles para os quais o problema vocacional é questão de vida e responsabilidade: seminários, institutos religiosos, padres, bispos, leigos e tantos outros.

A Rogate é um instrumento que auxilia na criação e na fomentação de uma cultura vocacional, trabalho que se faz tão necessário para a Igreja. E isso acontece a partir de reflexões, propostas e estudos de temas que trazem um olhar vocacional, apresentados por meio das seções que compõem o impresso. É uma postura cuidadosa para o chamado divino, é um trabalho junto àqueles e àquelas que têm, direta ou indiretamente, responsabilidade frente à animação vocacional.  

Implementar a cultura vocacional é uma tarefa imprescindível para a Igreja, que é toda ministerial, composta pela assembleia dos convocados e convocadas na comunhão e diversidade dos carismas.  

Assim, a Rogate desempenha o seu papel de ampliar os horizontes sobre o tema da vocação, abordando os diversos tipos como: vocação aos ministérios leigos, vocação à vida consagrada, vocação aos ministérios ordenados, vocação familiar, vocação ao cuidado pela vida… 

Ela leva até os seus leitores um vasto material para contribuir na animação vocacional e casas de formação, a fim de que todos trabalhem juntos em vista de uma Igreja toda ministerial. 

Além dos textos trazidos pela revista, ela ainda é composta por mais dois encartes: a celebração vocacional, que aborda temas que vão ao encontro daquilo que a Igreja reflete em cada período do ano; e o Triguito, um encarte infantojuvenil, trazendo orações, histórias em quadrinhos, atividades e desenhos para colorir. É um ótimo subsídio também para a catequese! 

Para conhecer um pouco mais ou fazer a assinatura, acesse o site: rogate.org.br. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here