COMISSÃO PARA CULTURA E EDUCAÇÃO MOTIVA AGENTES A PARTICIPAREM DE PROCESSO DE ESCUTA DA ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um vídeo especial de motivação para que os agentes da ação evangelizadora da Igreja nos ambientes da cultura e educação participem do Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).

Dom Paulo Cezar Costa
Dom Paulo Cezar Costa

O arcebispo de Brasília (DF) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, dom Paulo Cezar Costa, ressalta a importância de participar do processo de escuta.

“Estamos num processo bonito, de escuta dessa assembleia eclesial, processo de escuta que todos nós somos chamados a participar. É preciso irmos nos envolvendo com este momento bonito da América Latina e do Caribe. Então, participemos desse momento, ajudemos verdadeiramente a Igreja a ser mais bonita, mais evangelizadora, missionária. Ajudemos com a nossa humilde contribuição participando deste bonito processo de escuta”, ressalta.

O prazo final para encaminhar as contribuições termina no dia 30 de agosto e a escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais.

A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e membro da equipe nacional de animação pastoral da Assembleia Eclesial, irmã Valéria Leal, destaca a importância do povo de Deus fazer a voz ser ouvida nesse processo.

“É muito importante que nós façamos a nossa voz ser ouvida, que nós não nos omitamos de tomar parte nesse processo. Parece-me ser um privilégio viver esse tempo em nossa Igreja e o pontificado do Papa Francisco tem nos provocado muito a vivermos uma Igreja sinodal, que significa uma Igreja corresponsável, uma Igreja à escuta uns dos outros, mas, sobretudo, à escuta do Senhor.  Juntos à escuta do Senhor, corresponsáveis pela missão que Ele nos dá de gerar vida, de promover a vida em abundância para todos os povos e fazer com que a mensagem do evangélico, essa linda mensagem de esperança, a salvação alcance a todas as pessoas”, disse.

Rita de Cássia. Reprodução

A agente da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), professora Rita de Cássia, diz que atualização e a reflexão sobre os desafios da evangelização interpela a vida dos cristãos já que as mudanças trazidas pela pandemia impactam profundamente a vida pessoal todos os povos latino americanos e caribenhos.

“É muito importante nossa participação nas assembleias paroquiais de escuta, para este encontro como povo de Deus, nós agentes da pastoral da Educação aqui na arquidiocese de Belo Horizonte, primeiro reafirmamos nosso compromisso com nosso objetivo primordial que é levar aos lugares e sujeitos da educação que estejam envoltos em sombras a luz do evangélico, numa atitude samaritana e em diálogo ecumênico e inter-religioso”, ressalta.

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída” e será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

Assista a íntegra do vídeo:

Como participar:

A escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais, com inscrições feitas através da utilização de uma plataforma de colaboração on-line, no website da Assembleia Eclesial, na seção “Escuta”. É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma.

Para o processo foram elaborados materiais que já se encontram disponíveis no site da Assembleia da América Latina e do Caribe. O Documento para o Caminho em português, está organizado no método pastoral de “ver”, “julgar” ou “iluminar” e “agir”.

Veja no vídeo abaixo os quatro os passos para se inscrever na plataforma e fazer sua contribuição:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here