55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

    Celebramos, neste domingo de Ascenção do Senhor, o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que em 2021 traz como tema: “Vem e verás” (Jo 1,46), e o lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. Temos um convite expresso da Mãe Igreja para anunciar o Evangelho a todos os irmãs e irmãs em todos os cantos do mundo.

    A troca de informações entre as pessoas sempre existiu e o exemplo mais forte foi a passagem de Jesus para anunciar o Evangelho e preparar os apóstolos para continuar essa missão, por meio do Espírito Santo. Passando pela profissionalização dos meios de comunicação e, mais recentemente, com a ascensão das redes sociais. É um desafio para todos os jornalistas e profissionais que lidam com os meios de comunicação utilizar as ferramentas de mídias para levar a boa nova e mensagens de esperança e de fé para as pessoas em todo o mundo, especialmente, em tempos tão difíceis como esses em que enfrentamos uma pandemia global.

    No texto oficial do Dia Mundial das Comunicações Sociais assinado na véspera da Memória de São Francisco de Sales, o patrono dos jornalistas, o Papa Francisco nos lembra que “o convite a ‘ir e ver’, que acompanha os primeiros e comovedores encontros de Jesus com os discípulos, é também o método de toda a comunicação humana autêntica. Para poder contar a verdade da vida que se faz história, é necessário sair da presunção cômoda do “já sabido” e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em algum dos seus aspectos”. (http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20210123_messaggio-comunicazioni-sociali.html, último acesso em 07 de maio de 2021.)

    Com o crescimento das mídias, também cresceu a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros. Assim, a Igreja também se renovou e se renova, constantemente, para acompanhar as transformações e espalhar a sua presença por todos os cantos de forma eficaz. Devido à pandemia da Covid-19, nunca se fez tão importante celebrarmos a Santa Missa e outras celebrações por meio da internet, redes sociais, TV e Rádio. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – documento 99, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz justamente essa reflexão, nos apontando caminhos para a comunicação da Igreja no Brasil.

    Além das nossas obrigações religiosas, todos nós devemos estar atentos às fake news, que espalham inverdades e mentiras, difamando pessoas, fermentando ódio e rancor, em uma sociedade já tão sofrida por seus problemas sociais e morais. A única forma de enfrentarmos as notícias falsas é levar a Boa Nova de Cristo “até os confins da terra” (cf Mt 28,19), utilizando meios modernos e arrojados de comunicação. Essa grandiosa missão por si só obriga a cada um de nós a cumprir este compromisso que assumimos com a Igreja de Cristo, como um dever cristão, em levar o amor de Deus a todos os lares e suas famílias.

    Toda e qualquer forma de relacionamento humano é um meio de comunicação e, consequentemente, de evangelização. Não existe evangelização sem comunicação. Por isso, acompanhar a evolução e os avanços tecnológicos da sociedade, que acontecem a passos largos, é cumprir a missão da Igreja, iniciada há dois mil anos, nos mistérios da encarnação, morte e ressurreição.

    Devemos estar atentos à importância de compreendermos cada vez mais a linguagem social que permeia nossa sociedade. Mais do que ferramentas tecnológicas de última geração, estabelecer um diálogo profícuo para comunicar o Evangelho vai, justamente, ao encontro da mensagem do Santo Padre. “Na comunicação, nada pode jamais substituir, de todo, o ver pessoalmente. Algumas coisas só se podem aprender, experimentando-as. Na verdade, não se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, o tom da voz, os gestos. O intenso fascínio de Jesus sobre quem O encontrava dependia da verdade da sua pregação, mas a eficácia daquilo que dizia era inseparável do seu olhar, das suas atitudes e até dos seus silêncios. Os discípulos não só ouviam as suas palavras, mas viam-No falar. Com efeito, n’Ele – Logos encarnado – a Palavra ganhou Rosto, o Deus invisível deixou-Se ver, ouvir e tocar, como escreve o próprio João (cf. 1 Jo 1, 1-3). A palavra só é eficaz, se se ‘vê’, se te envolve numa experiência, num diálogo. Por esta razão, o ‘vem e verás’ era e continua a ser essencial”.

    Aproveitemos esse momento para levar a Palavra de Cristo aos nossos irmãos que não ainda tiveram contato com o mistério da nossa fé. A conversão é um ato de amor que exige coragem e disposição ao diálogo. Estejamos abertos sempre ao diálogo verdadeiro de quem não se omite diante das dificuldades, nem se abate diante de fake news, pois a ação do Espírito Santo nos guiará pela luz do Evangelho.

    Que São Francisco de Salles abençoe todos os participantes da Pascom que fazem uma bela missão em nossas comunidades, e também os profissionais de comunicação, para que continuem sua valorosa missão de levar a verdade e a presença viva de Cristo Ressuscitado em nossa sociedade. Que todos os cristãos continuem comunicando com renovado ardor e amor!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here