Santa Maria

    “Que Deus nos dê a sua graça e a sua bênção”. Salmo 66, (67)

    Celebramos no dia 1º de janeiro a Solenidade de Santa Mãe de Deus, Maria. Esse é um dogma da Igreja Católica, que a Igreja nos apresenta como uma verdade de fé. Nossa Senhora é Mãe de Deus, porque se Jesus é filho de Deus. Maria é a Mãe do Filho de Deus. Santa Maria porque foi agraciada por Deus e é concebida sem pecado original.

    Normalmente um dogma surge para combater uma heresia, e na época em que foi proclamado o dogma de Santa Maria Mãe de Deus, alguns partidários de Ario (Arianismo) estavam pondo em dúvida a divindade de Jesus, ou seja, diziam que Jesus era somente humano e não divino. Esse Dogma foi proclamado em 431, é um dos dogmas marianos mais antigo.

    Nesse dia normalmente é feriado por ser primeiro dia do ano e, também, celebramos nesse dia, o Dia Mundial da Paz numa feliz iniciativa de São Paulo VI. Peçamos que Nossa Senhora traga a paz a todos nós e possamos ter um ano novo repleto de coisas boas. Nesse dia devemos ir à missa, pois é um dia de preceito, Solenidade da Mãe de Deus, até por ser feriado, é favorável para que um número maior de fiéis possa participar da eucaristia.

    Por meio de Maria nos foi possível conhecer o príncipe da paz, seu Filho e nosso Senhor. Que Nossa Senhora nos ajude nas lutas da vida que teremos durante esse ano. Sempre é bom ter a presença da Mãe conosco, por isso já iniciamos o ano pedindo a proteção de Maria Santíssima para a nossa vida. Participemos da primeira celebração do ano cheios de alegria e que essa seja a primeira de muitas durante esse ano.

    Deus é a fonte de toda a benção e é Ele que nos cumula das maiores bênçãos durante todo o ano, por isso precisamos iniciar e terminar o ano com as bênçãos de Deus. E acolher aquele que foi gerado pela vontade D’Ele, Jesus Cristo.

    A primeira leitura (Nm 6, 22-27), o Senhor fala a Moisés para que Moisés fale a Aarão e aos seus filhos como deve abençoar os filhos de Israel e invocando a benção assim sobre o povo, Deus abençoaria o povo. Essa benção descrita no livro dos Números também a recebemos na benção final das missas solenes e vamos receber essa benção nesse dia primeiro de janeiro. E é tudo isso que precisamos para iniciar um ano, que é a benção e a proteção de Deus.

    O salmo responsorial 66(67), é um pedido à Deus para que ele nos dê a sua graça e a sua benção. E de fato como precisamos da benção de Deus durante esse ano para que nos livre de todo o mal, sobretudo nos conceda a cura da pandemia da Covid-19.

    A segunda leitura (Gl 4, 4-7), São Paulo diz que no tempo previsto Deus enviou o seu filho nascido de uma mulher, sujeito a lei e veio para resgatar os que eram sujeitos a ela. Assim como ele nós somos filhos de Deus e trazemos dentro do nosso coração o mesmo Espírito Santo recebido no batismo. Por isso, não somos escravos e sim filhos, Deus nos criou para a liberdade.

    O Evangelho (Lc 2, 16-21), nos relata o encontro dos pastores com o Menino Jesus e Maria e José e ao encontrarem com ele contaram tudo o que eles ouviram falar a respeito do menino, e todos que ouviam os pastores ficavam maravilhados daquilo que ouviam a respeito do menino. Maria guardava todos os fatos no coração e meditava sobre eles. Os pastores voltarem alegres e maravilhados por verem o menino e confirmarem aquilo que fora dito pelo anjo. Após os oito dias do nascimento do Menino realizou-se a circuncisão do Menino e deram-lhe o nome de Jesus.

    Que possamos aprender de Nossa Senhora a guardar tudo em nosso coração, a meditar sobre os fatos da nossa vida e que sejamos mais gratos a Deus, seja pelas coisas boas e pelas não tão boas assim. Que não soframos por antecipação diante dos fatos da nossa vida e que Nossa Senhora nos ajude a passar por todas as dificuldades.

    Portanto irmãos e irmãs participemos com o coração cheio de alegria e entusiasmo da celebração desse dia 1º de Janeiro, pedindo que Nossa Senhora nos abençoe e junto com o seu Filho Jesus nos livre de todo o perigo. Que possa achar a cura para essa pandemia e possamos viver um ano melhor, mas sobretudo que nossas atitudes com o próximo possa ser diferente.

    Que durante esse ano sobretudo possamos amar mais o nosso próximo, que sejamos menos individualistas criando assim uma sociedade mais justa e fraterna. Que Nossa Senhora abençoe a nossa cidade e nosso país, cessando a violência e o ódio e que tenhamos mais paz.

    Que Nossa Senhora, a rainha da Paz, derrame sobre nós todas as bênçãos do céu. E que Deus nos dê a sua graça e sua benção salvadora. Amém.

    Feliz e abençoado ano de 2021 com as mais preciosas graças de Deus.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here