“Precisamos rezar bem e bastante nos dias tranquilos, para termos um estoque de forças nos dias de tempestade”, diz o pe. Gabriel
Parábola das 10 virgens: uma lição sobre a previdência! Isso mesmo. O pe. Gabriel Vila Verde comentou neste domingo essa interessante passagem do Evangelho, proposta pela liturgia do dia:
Na liturgia de hoje, temos o episódio das dez virgens. Cinco eram previdentes e as outras não. A palavra previdente, aliás, significa “aquele que toma medidas antecipadas”. Por isso que a aposentadoria se chama “previdência social”.
O padre então pergunta:
No que diz respeito à fé, você é previdente? Você tem uma reserva de oração na sua vida?
Em seguida, ele faz uma aplicação prática do sentido da parábola das 10 virgens:
Precisamos rezar bem e bastante nos dias tranquilos, para termos um estoque de forças nos dias de tempestade. Quem só reza quando precisa, age como as virgens imprevidentes, que foram buscar óleo na última hora e, quando voltaram, a porta já estava fechada.
Por fim, o padre conclui:
Reze sem ter necessidade de pedir algo a Deus, pois quando chegar a hora de uma real precisão, você terá uma reserva de fé na sua vida. Devemos guardar a fé no nosso coração, como se guarda dinheiro no banco. Quando a dificuldade aparecer, teremos uma boa reserva para nos manter de pé!